quinta-feira, 3 de junho de 2010

Para Cid Arruda.e mais PARA A GLÒRIA DE DEUS...

Fiquei emocionado em saber que você sentiu a força da visita de Maria a IZABEL...você me surpreendeu... colocou no twitter a indicação de um Texto sobre este grande DIA:O DIA DO CORPO DE DEUS...mostra que você não é somente um engenheiro, um político, um homem comum...você surpreende...Djalma Marinho dizia que um Homem público deve SURPREENDER.SURPREENDER é nâo ser preso ás vontade de um esquema.. é naõ contrariar a lógica...é naõ perder a capacidade de se indignar...é naõ ser lacaio...é estã pronto para VIRAR A MESA, quando a intenção for dissociada do gesto.

Há tres dias, tive uma rica explicação do Padre Normando Delgado, na igreja de São Camilo de Lélis,sobre a visita de Maria a
á Izabel...tenho pensado nisto...ia escrever sobre isto.A reação de Izabel á chegada de Maria é linda:Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre...é a grande manifestação da Fé...Izabel estava gestante, e sentiu o feto pulular na barriga, com a chegada de Maria...feto este, que era João Batista, que depois fez o batismo de jesus.
Ter fé não é somente acreditar no que se explica, no que se conhece, no lógico.TER FÈ é acreditar sem explicações...é sentir...se a gente só acerditasse no que visse, no lógico, o sentido da vida era muito vulgar.
A fé é crer no INCOGNOSCIVEL,ou seja, acreditar no que a gente procura o significado, e não se encontra, mas se sente.
Aprendi com o Padre Normando, que a oração AVE-MARIA,é composta por duas frase:A DA ANUNCIAÇÃO, E AS PROFERIDAS POR IZABEL...AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA O SENHOR È CONVOSCO...e BENDITA SOIS ENTRE AS MULHERES E BENDITO È O FRUTO DO VOSSO VENTRE ...
Fé é acreditar no que naõ tem explicaçâo...este é o mistério da Fé.


Um texto para entender o significado do DIA DE CORPUS CHRISTI :


Maria partiu para visitar Isabel: a primeira procissão do Corpus Christi.


Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá.
A fórmula "naqueles dias", freqüente em Lucas, é usada aqui para interligar o relato da visita a Isabel com o relato anterior do anúncio do anjo e com o cântico do Magnificat que segue.

Depois de seu consentimento, Maria ficou grávida de Jesus e foi invadida por uma alegria literalmente entranhável. No seu seio começou a crescer, nutrido com seu sangue, o Verbo que assumiu nossa carne. A primeira palavra da saudação do anjo,"Alegra-te!", tornou-se em Maria uma realidade visceral.

Depois de permanecer durante alguns momentos em silêncio, agradecendo e adorando, Maria sentiu a necessidade imperiosa de comunicar sua imensa alegria aos outros.

Aquela que se definiu a si mesma como "a Serva do Senhor" é apresentada como protagonista do relato da visita a Isabel desde o início.

Ela é o sujeito dos quatro verbos dos dois primeiros versículos: "Pôs-se a caminho", "foi com toda pressa", "entrou na casa de Zacarias", "saudou Isabel".

O verbo "pôr-se a caminho" tem em Lucas o significado teológico de disponibilidade e obediência aos planos de Deus.

A prontidão de Maria é ainda mais enfatizada pelo uso da preposição "para" (eis), repetida três vezes nos dois versículos.

A expressão "apressadamente" não quer descrever o estado psicológico de Maria, nem acentuar, primária e diretamente, a presteza externa com que parte.

O que o evangelista quer sublinhar é a atitude interior de fé e de obediência de Maria. Sua "pressa" está dinamizada pelo fervor interior, pela alegria e, sobretudo, pela fé.

Maria parte para as montanhas de Judá, não para verificar o que lhe foi dito pelo anjo, mas movida pelo desejo de ver o que Deus operou em Isabel, para congratular-se com ela, para com ela partilhar a graça que ela própria recebeu e para ajudar sua parenta nos últimos meses da gravidez.

A autocompreensão e a conduta de Maria, "a Serva do Senhor", antecipam a autocompreensão e a prática de Jesus, que veio "não para ser servido, mas para servir".
Durante a longa viagem de Nazaré a Ain Karim, Maria recorda as palavras do diálogo com o anjo, "ponderando-as no seu coração".

Toda a sua atenção está voltada para o "Filho do Altíssimo" que carrega no seu seio. Jesus, nosso Salvador, está sendo incessantemente gestado, nutrido e carregado no seio de Maria de Nazaré, uma mulher de nossa raça.

Podemos dizer, portanto, com J. L. Martín Descalzo, que a viagem de Maria de Nazaré até as montanhas da Judéia foi "a primeira procissão do Corpus Christi".

O corpo da Virgem de Nazaré foi o ostensório vivo que carregou pela primeira vez o corpo de Cristo, ostensório mais precioso que todos os que serão feitos, de ouro e de pedras preciosas, pelos mais famosos ourives ao longo dos séculos.

Reflitamos sobre nós mesmos. Se realmente acreditarmos que Jesus - agora já ressuscitado - está dentro de nós, nossa atenção estará, como esteve a de Maria, centrada nele; ele será nosso tesouro e nós seremos seus portadores. À medida, porém, em que, como Maria, fizermos a experiência de ter sido agraciados por Deus, não ficaremos fechados em nós mesmos, mas sairemos para proclamar as maravilhas que Deus operou em nós.

Iremos ao encontro dos outros para partilhar com eles nossa alegria e para nos alegrar com as bênçãos que eles receberam. Em outras palavras, quem experimentou a presença do Salvador, não o guarda só para si; leva-o aos que estão longe, leva-o aos que estão esperando por ele, mesmo que o caminho seja longo e ainda que seja necessário enfrentar toda sorte de dificuldades e obstáculos.




Post scriptum:estava no TWITER e fiquei chocado com esta TRISTE E REPUGNANTE FRASE TWITADA E RETWITADA:HOJE È DIA DE PORCUS CRISTHIE...que ignomínia...que mau caratismo... que falta de Mancômetro...que leviandade...
Tão absurda quanto este comentário, foi se comentar nos jornais, na véspera do Natal, de quem era os espermatozóides que tinha atravessado no HIMEM DE NOSSA SENHORA...PERDOAI SENHOR,ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário