segunda-feira, 21 de junho de 2010

O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL,A VIDA NO ATHENEU.

LUIZ MARANHÃO E A ESPOSA ODETE, no Ginásio Silvio Pedroza .
UM 21 de junho:O professor CELESTINO PIMENTEL, em pleno aniversário, de lado, LUIZ MARANHÃO E ODETE.
Dr Luiz Antonio e Dr Nestor Lima, irmãos, com as respectivas esposas: DILA e Helena Cicco.A irmà, Idyla,entre os dois.
PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL

Hoje, antigamente, era o dia mais importante da minha infância...era o dia que a criança do interior vinha para a capital...aguardava o ano todo por este dia:21 de junho.Era o dia do aniversário do meu avô materno: O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL...o velho morava na esquina da PRAÇA PE JOÃO MARIA, em frente ao Jornal O CORREIO DO POVO, na esquina da rua da Conceição, no fundo da Catedral velha.

A minha mãe se preparava para vir de Nova Cruz, para o aniversário do pai...constava da nossa bagagem, três perús cevados, mortos e temperados...estes perús gordos, tratados por comadres durante todo o ano, para a festa do CELÈ.Vínhamos de ónibus,que com uma gorjeta boa, nos deixava na porta...encontrávamos um ambiente de festa...a chegada das bebidas, se encerava a casa,muita gente ajudando, para o êxito da festa, que começava ás 18 horas.

A partir das 18 horas, começava a se concentrar, debaixo dos pés de FICUS BENJAMIN, da praça PE JOÃO MARIA, os ex alunos do professor do ATHENEU...alunos que idolatravam o velho.Destaco os ex alunos LUIZ MARANHÂO,PECADO e VININHA...lá para as tantas, quando tinha um bom quorum,eles invadiam a casa de vovô cantando um hino especial, que na verdade era uma paródia, usando a música do SASSARICANDO: CE, CE,CE,CELESTINO, HOJE É O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO,
CE, CE, CE CELESTINO, HOJE É O DIA DO SEU EDUCANDÁRIO.
QEUM ESTUDA DE NOITE OU DE MANHÃ, NO ATHENEU, SERÁ SEU FÃ.
QUEM FEZ SEU PREPARATÓRIO, LÁ NO VELHO ATHENEU,
QUEM NÃO CON HECEU CELÉ, ESTUDOU MAS NÃO APRENDEU.
era uma hora emocionante, onde o eterno professor de inglês, o tradutor oficial dos americano na época da guerra, era homenageado, pelo seu talento.Hoje o meu avô é apenas um colégio na cidade da esperança...Naquele tempo, o ATHENEU era considerado uma SORBONNE...PULULAVA DE INTELIGENCIAS,IDÈIAS,MOVIMENTOS POLÌTICOS E CULTURAIS,Natal não possuía curso superior...
O PROFESSOR CELESTINO PIMENTEL era a dedicação, a disciplina e a amizade, a disposição do serviço público de qualidade...Ajudava como um pai, os estudantes pobres, que viam do interior, e se mostravam sediosos de aprender, de mudar de vida,era um advogado dos desvalidos...era onde ocupava a sua inteligencia, promovendo a ascenção social...TINHA A DISCIPLINA DE UM GENERAL,A HUMANIDADE DE CRISTO E A TERNURA DE UM ANJO...
Se CELESTINO PIMENTEL FOSSE VIVO, completaria hoje 125 anos...era casado com a poetisa do AÇÚ,ANA LIMA, que era irmã do Dr LUIZ ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA e do Dr NESTOR DOS SANTOS LIMA, homens que marcaram épocas, pela inteligencia e pela bondade...Só para exemplificar,Dr LUIZ ANTONIO TROUXE PARA NATAL A RADIOTERAPIA E A QUIMIOTERAPIA...FOI O PRECURSOR DA LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CANCER...foi um dos maiores clínicos que Natal conheceu...auxiliava o Dr JOSÈ TAVARES NAS CIRURGIAS...O seu Irmão, o Dr Nestor lima,fundou a ESCOLA NORMAL DE NATAL, hoje o INSTITUTO PRESIDENTE KENNEDY e o INSTITUTO HISTÒRICO E GEOGRÀFICO, a quem deixou por testamento, onze estantes de livro, da sua biblioteca particular.
Dedico ao meu velho avô, esta poesia abaixo, que retrata bem a escola antiga, que minha mãe RECITAVA FREQUENTEMENTE PARA EU ESCUTAR NA INFÂNCIA...DO VELHO, herdei a didatica e o sentimemto de humanidade,e esta capacidade de ser feliz, sendo um homem comum...e esta capacidade de tocar as coisas,devagar, para nâo feri-las...HERDEI ESTA CAPACIDADE DE SE INDIGNAR... esta capacidade ve virar a mesa,toda vez que um justo gritar...
O MEU AVÔ era NINGUÈM,mas eu nunca encontrei NINGUÈM como ele.


post script:o sub gerente do Banco do Brasil,agencia centro, durante a vida toda, ANTONIO LINS, certa vez nos contou esta História...devo o que sou, ao Professor Celestino PIMENTEL...Vim do interior sem nada, me matricular no ATHENEU,no último dia de matrícula,e na última hora.A secretária me pediu a identidade e o registro de nascimento...eu Naõ tinha nehum deste documentos...não CONHECIA NINGUÉM, nem a cidade...já ia saindo desiludido, quando o velho professor, passando no corredor, escutou a conversa e gritou para a secretária:MATRICULE ESTE RAPAZ...um dia ele vai se identificar.




O ESTUDANTE ALSACIANO
Acácio Antunes



Antigamente, a escola era risonha e franca.
Do velho professor, as cãs e a barba branca
infundiam respeito e impunham simpatia,
modelando as feições do velho que sorria.
era como criança em meio às crianças,
como ao pombal voando,
em bando, as pombas mansas
corriam todos
para a escola e nem sequer assomo
de aversão ou desgosto
sentiam ao ir para ali
como quem vai a uma festa
ao começo, ao estudo,
sem pezar abandonavam tudo
de bancos em fileiras
iam sentar-se em frente às carteiras
gravemente atentos, uns pequeninos sábios.
E o velho professor, tendo sempre nos lábios
ia ensinando a este, emendando àquele,
de manso, com carinho e paternal amor.
Por fim, tudo mudou: agora o professor
é um velho austero e conciso
nunca os lábios se lhe abriam
à sombra de um sorriso.
E aos pequenos transformou
num calabouço a escola:
pobres asas sem dó
metidas na gaiola.
Lá dentro o francês é língua morta e muda
unicamente o alemão se fala e estuda.;
são alemães os livros, o mestre, a lição.
A Alsácia é alemã, o povo é alemão.
Como na própria Pátria, é triste ser proscrito!

Freqüentava também a escola, um rapazito
de severo perfil, enérgico e expressivo,
de olhar inteligente e vivo
mas na íntima tristeza daquele olhar velado,
no modesto trajar, de luto carregado,
doze anos só teria. E o mestre uma vez
chamou-o à Geografia.
-– Diz-me aí, rapaz, que é isto,
estás de luto, quem te morreu?
– Meu pai, no último reduto em defesa da Pátria.
– Ah, sim... bem. Adiante,
tu tens um ar de ser bom estudante.
– Quais são as principais nações da Europa? Vá.
– As principais são.. a França...
– Hei, que é lá, com que então a França é a
primeira? Bom começo...
– De todas as nações, pateta, que conheço
aquela que mais vale e que domina o mundo
em esplendor nas letras e nas artes,
que irradia ciência a iluminar a terra,
a mais nobre na paz, a mais forte na guerra,
a mais, que das demais desdenha,
fica-o tu sabendo, rapaz, é a Alemanha.
Com ar desprezador e altivo
a cabeça agitando num gesto negativo
com voz firme tornou: – A França é a primeira!
O mestre, furioso, ergue-se da cadeira, bate o pé
e uma praga enérgica se lhe escapa.
– Tu sabes onde está a França? Aponta-ma no
mapa.
Com o rosto afogueado, os olhos fulgurantes, enquanto os demais estudantes
olham cheios de assombro
aquele destemido rapaz,
nervos, tímido, comovido,
o cobarde feito herói, pigmeu tornado atleta,
desabotoando febril a blusa preta
batendo no peito, impávida criança exclama:
– É aqui, é aqui dentro que está a França.

Um comentário:

  1. Caro Celestino, bom tarde!

    Após o lançamento, no início do mês, do livro Memórias de uma guerra suja..., postei no meu blog, intitulado A Bagagem do navegante, um texto comentando sobre o teor da publicação do referido livro. Na condição de jornalista, escritora e ex-militante do PCB (isso nos idos de 1986/87) – cheguei, inclusive, a conhecer o médico Vulpiano Cavalcanti, q faleceu em 1988 – resolvi escrever um texto sobre Luiz Maranhão, o qual, aliás, está em vias de ser concluído. Daí eu ter certa urgência na sua resposta, pois pretendo postá-lo nesta sexta-feira, 1º de junho, ou seja, amanhã – isto é, se eu conseguir finalizá-lo como pretendo.

    Não obstante, aqui e acolá, entro na net em busca de alguma informação q, ao longo da elaboração do texto, naturalmente surge. Daí ter me deparado com o seu blog, q, confesso, não conhecia, e cai exatamente numa postagem onde estão 2 fotos de Luiz Maranhão e Odette, as quais – diga-se de passagem – eu não conhecia. Tomei, portanto, a liberdade de copiá-las e, dependendo, pretendo reproduzir quiçá a primeira, q está mais legível, no meu texto, embora eu já tenha uma foto de Luiz com Odette, q foi publicada no livro de Heloneida Studart: Luiz, o santo ateu. Assim, espero q vc me autorize, caso eu necessite de uma ilustração a mais, de reproduzir a referida foto: nela, estão Luiz e Odette, ladeados, creio, por Carmem e um amigo.

    Falando nisso, Carmem, q era a melhor amiga de Odette, ainda é viva? Se não for, vc saberia me dizer a data de nascimento e morte dela? Falar um pouco como ambas se conheceram, se estudavam juntas etc.

    Além disso, procurei no seu blog um ícone de pesquisa e não encontrei, pois queria saber se há outros textos sobre Luiz Maranhão publicados por vc. Há! Vc saberia qual a data de nascimento e morte do professor Celestino Pimentel?

    Curiosidade: no seu perfil, vc diz q é médico proctologista, mas o seu blog intitula-se Padre Celestino Pimentel. Fiquei sem entender...

    Enfim! Aproveito o ensejo para lhe passar o link para o meu blog. É só clicar:
    http://abagagemdonavegante.blogspot.com.br/
    O meu e-mail: nathaliebernardo@hotmail.com

    Atenciosamente,
    Nathalie Bernardo da Câmara.

    ResponderExcluir