terça-feira, 1 de junho de 2010

Dr. Humberto Fassanaro... A minha Forma de Dizer ADEUS...




Quando era menino em NovaCruz, chegou o novo médico do SESP, era o Doutor Humberto Fassanaro, o filho de Dona mocinha, amiga de juventude da minha mãe.Comprou uma Aero willys preta e era o Partidão...
Fassanaro conquistou a cidade...se envolvia em todas as manifestações culturais da cidade:time de futebol,campeonatos,festas,tudo...Namorou a Filha do Fazendeiro Torres e casou:Célia torres... Tudo na cidade só era bom, só caminhava com o dedo de Dr.Humberto,ele agitava...Anos depois,veio ser coordenador de Saúde do estado,convidado pelo seu amigo sanitarista, Dr Genibaldo Barrros...Pontificou na Saúde estadual...era a eminencia parda da Secretaria estadual de Saúde...Era o Manda chuva, nas gestões de Genibaldo, Lavoisier,quando secretários de Saúde.

Fassanaro era um Sanitarista,competente,amigo,mas tinha muita autoridade,via o bem do povo, a sua vontade era a mais justa...prestou grandes serviços á saúde do estado...Nunca se soube de seu envolvimento com nenhuma falcatrua, roubalheira, era um homem de mãos limpas...que tinha prazer de servir a causa pública, era um técnico, sonhava em aperfeiçoar o serviço público.

Quanto a sua Biotipologia, era um Leptossomático típico,um protótipo, um longilíneo:alto como um coqueiro e magro como um palito...introspectivo... a seta da vida para dentro...discreto...recatado...impenetravel como um peixe.
Queria muito bem ao Dr Humberto...me ajudou várias vezes na vida...Foi o Não Novacruzense que mais ajudou o Povo de Nova Cruz...Foi um eterno embaixador da cidade, em Natal...gostava de ajudar...Era um homem de bem...sempre viveu do seu salário, de médico do FSESP.
Ainda em Nova cruz, teve a primeira Filha...pediu a minha mãe para que fizesse um convite poético,para a comemoração do primeiro aniversário da sua bebê...mamãe fez: Sou Karla torres Fassanaro, faço um aninho,convido voce para o meu primeiro bolinho...enquanto morou em Nova Cruz,mamãe fez os sucessivos convites dos primeiros aniversários....Tocamos muito violaõ, ele tocava e cantava muito , O Velho Realejo...sempre tinha um Hobe... a quem se dedicava de corpo e alma, por um certo tempo.Certa vez, viemos de Pirangí deixar no aeroporto o padrinho de Karla, o paulista,SEU ALCEU, as 23h. na volta teve muita chuva, e eu não sei como consegimos voltar para Pirangí, não se via nem a estrada.AINDA EM N.CRUZ, me procurou com um compacto do trio Nordestino, e disse:veja que música bacana...vá ensaiar com o seu conjunto para tocar hoje á noite no Comercial Atlético Club,onde era o Presidente... a citada música era PROCURANDO TÙ,um grande sucesso, um xote...eu ensaiei a música e toquei no baile e ele dançou muitas vezes...pedia bis...me incendiava o talento....era um estimulador da minha inteligencia...por isso eu lhe adorava...

Depois Fassanaro se aposentou, cada vez foi ficando mais recatado, na REDE,introspectivo....Tentei pessoalmente unir as duas pontas da vida, mas já lhe faltava o eu... o entusiasmo, já era um avô, e cada vez mais retraído.
Ontem o meu querido Fassanaro faleceu, foi-se embora um homem de bem...envio o meu abraço de saudade á Célia, esposa, a Karla e a Kilsa, as filhas...sei o quanto vão sofrer com a ausencia de um homem daquele quilate.
Quando aperreavam muito Fassanaro na secretria de saúde, buscando o impossivel,ele dizia:SÒ ESCUTO BRASÌLIA...Nesta época a Saúde não era descentralisada...
Fassanaro era um homem afetivo, sentimental...certa vez fui na sua casa á meia noite, na avenida Deodoro...encontrei todo mundo aos gritos, chorando,inclusive encabeçado por ele...eu era estudante de medicina...O doutor tinha dado ré, e morto o cahorro pequinês acidentalmente...amenizei o problema me oferecendo par ir fazer o enterro, naquela hora...Saí com um ferro de cova e uma pá para a praia do forte, com o cachorro embrulhado numa toalha de rosto...isto era na época da ditadura...fiz o enterro numa area militar, á uma hora da manhã...depois me dei conta do risco que corrí. Uma cena que dava para muitas interpretações...
Acho que eu e Fassanaro, em algumas situações,fomos um Reliquat Tupiniquim de Dom Quixote e Sancho Pança.Certa vez, eram cinco horas da manhã, e chega em Nova Cruz o opala do Bandern, que Fassanaro tinha mandado para me buscar, junto com Antonio do campo, para fazermos uma serenata,em Ponta Negra, no encerramento do Congresso de Sanitaristas, que houve em Natal...Ficamos no hotel Samburá, e a noite demos o nosso recado no Sesc de Ponta Negra...depois a festa contiuou na casa de Fassanaro...que nesta noite me apresentou a Genibaldo Barros.
Um dia, mandei para Fassanaro o convite da minha turma de Medicina...ainda de braço com minha mãe, na solenidade de colação de grau, no Campus,Fassanaro me abraça e diz:segunda feira voce assume o cargo de médico do Sesp, em Maceió...Depois lhe procurei, agradecí, e disse-lhe que preferia fazer a residencia de cirurgia geral.
Como vocês podem ver, este homem foi muito presente na minha infancia, e adolescencia...eu sempre o admirei... o procurei muitas vezes, mas ele aos poucos se afastou de tudo...Deixo nesta singela descrição, a minha homenagem ao meu Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário