sábado, 19 de junho de 2010

A IMAGEM...A PRIMEIRA IMPRESSÃO...

Você não tem uma segunda chance de dar uma primeira impressão BOA...Conto na vida, as vezes que eu não tirei uma impressão correta da pessoa, avaliada na impressão deixada por ela, na primeira vez.



A verdade é: Todas as pessoas julgam umas as outras pela primeira impressão, então não tem como fugir, cuidar da sua imagem, da sua aparência e do seu comportamento para o ambiente de trabalho tem que ser uma rotina habitual...

Não se pode negar que nossa sociedade é cada vez mais visual. Segundo dados do Professor PhD Albert Mehrabian, pioneiro na compreensão da comunicação desde 1960, após uma conversa, o que mais se destaca em uma pessoa é a sua aparência e as suas ações (55%). A maneira de se expressar vem em seguida (38%), e só depois é que aparece o conteúdo (7%).

Você já parou pra pensar nisso? Pode até parecer cruel, mas o fato é que não demoramos mais do que 15 segundos para julgar a outra pessoa sem sequer conversar com ela, só pela sua imagem, pelo seu visual. Logo observamos a que tribo ela pertence pelas suas roupas, se ela é cuidadosa ou não elo seu penteado, se ela é calma ou agitada pelo modo de andar, sentar, ou seja, logo fazemos um julgamento de alguém que nem conhecemos.

Esses dados confirmam que a imagem pessoal tornou-se um dos aspectos que realmente contribuem para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Porém, ela não é medida somente por roupas e acessórios, mas pela postura que apresentamos, o senso de humor e o entusiasmo, pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem pessoal, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam muito no sucesso.




Para saber como transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental, veja algumas dicas:

- Consciência corporal: uma postura correta transmite a impressão de segurança e confiança. Evite falar perto e/ou alto demais, não use o gerúndio; evite expressões de novelas ou populares, e nunca use palavrões e gírias;

- Modismos: atenção aos modismos de brinco, fivelas, tatuagens e piercing. Discrição e o bom senso têm que prevalecer sempre;

- Maquiagem e Perfumes: mulheres podem aproveitar da maquiagem, mas com discrição e os perfumes devem ser suaves;

- Acessórios: cuidado com relógios e pulseiras; utilize sapatos apresentáveis, nunca use meias brancas ou desfiadas;

- Cores: tente usar cores discretas e neutras. Tenha roupas bem acabadas e estruturadas. Invista em bons tecidos – algodão de preferência;

- Roupas: cuidado com o comprimento das saias; evite os decotes, as transparências e os babados;

- Celular: sempre desligado em reuniões; se precisar deixar ligado, informe que está aguardando uma ligação; sempre se identifique e pergunte se a pessoa pode atendê-lo antes de iniciar a conversa; cuidado com os toques engraçados;

- Cuidados com os cabelos: mulheres devem estar sempre com os cabelos bem cortados e limpos e procurar não movimentá-los muito; homens devem ter atenção com a barba, tem que estar bem aparada;

- Cartão de Visita: sempre na horizontal. Ao recebê-lo dê atenção e não brinque com o cartão. Leia e valorize o que recebeu. Em geral é melhor entregar no final, se não contiver o celular, anote-o;

- Ao telefone: sempre sorria, a pessoa do outro lado perceberá a sua postura simpática. Não fale alto demais, evite fofocas, seja breve.

Sua imagem pessoal não é única, precisa se adequar a diferentes ocasiões de trabalho e de lazer, você vai se vestir diferente para diversas situações, sem esquecer-se de você, do seu estilo, do seu gosto, ou seja, da sua imagem pessoal que deve sempre estar adequada e bem cuidada.

Com essas dicas o profissional pode exercitar suas ações, cuidar da imagem e desenvolver um marketing pessoal, estratégias fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.

Boa sorte!

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