terça-feira, 29 de junho de 2010

Glosas e Motes...

Raimundo Nonato glosando o mote:

Sou mais um retirante sem destino
Que só leva saudade na bagagem.

Pra sair ou chegar não marco a hora
No meu canto me deito saio e entro
A tristeza queimando peito a dentro
A saudade matando mundo afora
Não faltou-me saúde até agora
Mas saúde sem paz não é vantagem
Pra os sem rumo sou só um personagem
Pra BR sou só um inquilino
Sou mais um retirante sem destino
Que só leva saudade na bagagem.

Saudosista,carente,andarilho
Me levanto pensando a lágrima cai
Sinto tanto a ausência do meu pai
Mas não sei se ele sente a do seu filho
Cabisbaixo,abatido,maltrapilho;
Visto ao longe pareço uma visagem
Precisando usar nova roupagem
Pra voltar a sonhar como menino
Sou mais um retirante sem destino
Que só leva saudade na bagagem.




* * *

Felipe Júnior glosando o mote:

Se eu morrer de saudade a culpa é dela
Que não quis aceitar meu coração.

Se eu morrer de saudade ou roedeira
Não me digam que foi pela cachaça,
Que a resposta será: Minha desgraça
Foi fazer do amor só brincadeira.
A paixão se tornou a traiçoeira
Que enfeitiça, destrói, faz ilusão…
Se eu morrer por amor ou de paixão
Foi porque quis morrer pensando nela.
Se eu morrer de saudade a culpa é dela
Que não quis aceitar meu coração.

* * *

Zé Cardoso glosando o mote:

Faça tudo que eu fiz se quiser ser
Cantador respeitado e campeão.

Para ser o poeta que estou sendo
Foram léguas e léguas de estrada
Minha luta já é marca registrada
Tudo quanto plantei estou colhendo
Nem que a mídia não esteja me querendo
Me trocando por ET ou por Lobão
Eu esqueço que tem televisão
E venho até o teatro lhe dizer
Faça tudo que eu fiz se quiser ser
Cantador respeitado e campeão.


* * *

Severino Ferreira da Silva glosando o mote:

Não canto sabedoria
Só sei cantar o sertão

Só sei falar da ressaca
Do homem que se embebeda
Corujão que leva queda
Da cabeça de uma estaca
Canto o carinho da vaca
Com seu bezerro pagão
Por não ter água e sabão
Com a língua lambe a cria
Não canto sabedoria
Só sei cantar o sertão

Só sei cantar o perfume
Da rosa que nasce virgem
Mostrando a melhor origem
Crescendo em cima do cume
O farol do vaga lume
Sem ter pilha nem bujão
De noite mostra o clarão
Jesus lhe dando energia
Não canto sabedoria
Só sei cantar o sertão

* * *

Salomão Rovedo glosando o mote:

Se é do homem ser chifrudo
É muito melhor morrer.

Boa fêmea faz de tudo
E sendo gostosa então
Parte logo pra traição
E põe o macho galhudo
Se é do homem ser chifrudo…
Sem nada poder fazer
Vendo a galhada crescer
É por todos apontado
- Olha ali o corneado!
É muito melhor morrer.

* * *

Hugo Araujo glosando o mote:

Sou poeta não, doutor!
Sou um tangedor de rimas.

Pra se fazer a poesia
Para desenvolver o tema
Pra rimar com maestria
E para não ter problema
Faço tudo no capricho
Não jogo nada no lixo
Meu ego sempre por cima
Sei muito bem o que sou.
Sou poeta não, doutor!
Sou um tangedor de rimas.

A ser doutor aprendi
Ser poeta está no sangue
E assim desenvolvi
Esse talento tão grande
Vivo assim muito orgulhoso
Pois fazer rima é gostoso
Poeta não desanima
E nem reclama de dor.
Sou poeta não, doutor!
Sou um tangedor de rimas.

O finalzinho desse mote
Arrocha qualquer cantador
Se o cabra não tiver sorte
Se não for bom rimador
Vai se perder no assunto
Na rima vai ser defunto
E depois vai virar “cinzas”
A poesia lhe matou.
Sou poeta não, doutor!
Sou um tangedor de rimas.

* * *

Antônio Ribeiro da Conceição (Bule Bule) glosando o mote:

Castro Alves no céu sente saudade
Do batente da casa onde nasceu.

Natural do distrito Curralinho
Porém sendo a Fazenda Cabaceiras
Num lugar de Ingá e de Jaqueira
Tendo o Paraguaçu encostadinho
Recebeu de seus pais todo carinho
Foi amado por quem o conheceu
Muito belos poemas escreveu
Para ir declamar na eternidade
Castro Alves no céu sente saudade
Do batente da casa onde nasceu.

Oh! Ceceu peça a Deus e venha a terra
Ver o povo que fala no seu nome
Com pequeno salário e muita fome
Com ganância política escândalo e guerra
Eu que sou lá da serra
Com a inspiração que Deus me deu
Faço este poema que é seu
Descrevendo o seu dom e a bondade
Castro Alves no céu sente saudade.
Do batente da casa onde nasceu

Quixambeira ,Coção e Mão Divina
Conceição do Almeida e Cruz das Almas
Muritiba perdeu todas as calmas
Por seu filho de alma cristalina
Será a pomba da paz mais nordestina
Que a arma da sorte abateu
Viu o pão do amor mais não comeu
Nem provou o alpiste da amizade
Castro Alves no céu sente saudade
Do batente da casa onde nasceu.

Se o escravo chorava, ele sofria,
Padecia se o escravo apanhava
Tinha ódio demais de quem comprava
Tinha raiva mortal de quem vendia
Tinha sempre na sua teoria
Não presta quem comprou nem quem vendeu
Liberdade ele sempre defendeu
E morreu cedo sem ver a liberdade
Castro Alves no céu sente saudade
Do batente da casa onde nasceu.

Em Recife ,São Paulo ,Salvador
Sua língua foi lâmina afiada
Sua voz estrondou como granada
Para ensurdecer o opressor
Hoje o nosso poeta defensor
Está muito feliz com Galileu
Com o tempo o Pelourinho morreu
E nasceu um pé de tranqüilidade
Castro Alves no céu sente saudade
Do batente da casa onde nasceu.

* * *

Um folheto de José Honório

O TARADO DO BISTURI

Desde o início de abril
quando nos jornais eu li
acompanho atentamente
e escrever decidi
esta história sobre
“O Tarado do Bisturi”

Segundo a própria polícia
são mais de duas dezenas
as vítimas desse anormal
que repete as mesmas cenas
com brotinhos e coroas
mulatas, louras, morenas.

No entanto foram poucas
que deram depoimento
por medo, por timidez
também por constrangimento
mas tal omissão atrasa
a prisão do elemento.

Segundo depoimentos
esse bandido safado
tem uns 25 anos
cabelo encaracolado
é moreno, magro e o
seu rosto é arredondado.

Agindo na Zona Sul
no início à luz do dia
entre as dez e as catorze
de forma segura e fria
mas depois também a noite
aos ataques partiria.

Um outro fato importante
que o seu perfil completa
é que ele sempre ataca
de uma forma seleta
bem vestido e arrumado
sobre uma bicicleta.

Na bicicleta vermelha
só ataca esse tarado
aquela mulher que tenha
o traseiro avantajado
ou um par de peitos que
seja bem pronunciado.

Basta só que ele veja
uma mulher bem dotada
cinturinha, ancas largas
e traseira avantajada
perde logo as estribeiras
ataca a pobre coitada.

Se aproxima da vítima
como não quisesse nada
desfecha um golpe cortante
no traseiro da coitada
outras vezes em seu seio
e pedala em disparada.

Prazeres, Boa Viagem,
Candeias e Piedade,
IPSEP, Imbiribeira
são os pontos da cidade
onde ele exercitou
a sua perversidade.

As mulheres que lá moram
há muito não têm sossego
qualquer estranho é suspeito
seja moreno ou galego
e só se acalmarão
quando o tarado for pego.

Até Gretchen que estava
morando aqui neste estado
sentiu que seu patrimônio
estaria ameaçado
voltou pro Sul Maravilha
com medo desse tarado.

Além de perder a Gretchen
que por aqui não mais vem
com esse tarado solto
difícil será também
recebermos a visita
duma Fafá de Belém.

O ataque mais feroz
foi com Valneide Ferreira
atacada em Piedade
ela é cabeleireira
levou 72 pontos
o corte em sua traseira.

Ana Lúcia Nascimento
passou por outro aperreio
ela ia pro colégio
quando o tarado lhe veio
e aplicou sem demora
oito cortes em seu seio.

O pior é que já fazem
02 meses que o bandido
começou os seus ataques
como um louco pervertido
e até este momento
o mesmo não foi detido.

Suspendeu os seus ataques
mas qual será o motivo?
Será que arrependeu-se
desse seu ato nocivo?
ou alguém o encontrou
e não mais se encontra vivo?

Não pode ficar impune
quem pratica tal ação
é necessário encontrá-lo
mostrando à população
que justiça às vezes tarda
mas faltar, não falta não!

Só não quero que arrumem
algum bode-espiatório
e através de “recurso”
que a todos é notório
um inocente confesse
durante interrogatório.

Arrisco dá um pitaco
pelo que eu conclui
matutando sobre o
“Tarado do Bisturi”
suspeito que ele é
na verdade um travesti.

Travesti frustrado por
não ter curvas atraentes
e em suas pegações
sempre perder seus clientes
pra mulheres e “amigas”
de formas proeminentes.

Por isso perdeu o tino
e resolveu se vingar
abandonou as calçadas
parou de desmunhecar
armou-se dum bisturi
para as mulheres marcar.

Uma outra alternativa
que duvidar, não duvido
acho que se trata dum
bondoso e fiel marido
que descobriu de repente
que vinha sendo traído.

E o pior, meu leitor,
a sua mulher ingrata
não levou pra sua cama
um marmanjo de chibata
porém tinha como amante
reboculosa mulata.

Injuriado por certo
com esse golpe profundo
sentiu no sangue ferver-lhe
um sentimento iracundo
resolveu vingar-se de
todas mulheres do mundo.

Será alguém revoltado
com essa moda de agora
da mulherada ofendida
aí pelo mundo afora
pegar o membro do homem
passar faca e jogar fora?

Só sendo assim, pois não acho
que um homem consciente
pratique um ato tão vil
se expondo constantemente
mutilando o corpo belo
duma mulher inocente.

Só após se descobrir
a real identidade
desse obscuro maníaco
que aterroriza a cidade
é que enfim saberemos
do caso toda verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário