domingo, 6 de novembro de 2011

ALDIR BLANC...ENCOSTA EM CHICO BUARQUE NA POESIA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...

QUEM MELHOR ESCREVEU, DO PONTO DE VISTA POÉTICO, FOI VINICIUS DE MORAES...TERIA FEITO 99ANOS EM 18-10...

ATUALMENTE , O MAIOR POETA VIVO É FRANCISCO BUARQUE DE HOLANDA, o nosso Chico, tanto é bom qualitativamente como quantitativamente, na poesia...não existe situação , fato, pensamento ou idéia, que chico não colocou no papel, na forma de poesia e música...é um homem de uma profunda empatia; QUE É A CAPACIDADE DE FICAR NO LUGAR DO OUTRO... daí. ser exato, quando compõe o drama da mulher....e sobre mulher temos:Cecília,Renata Maria,tango de Nancy, e agora Nina, o amor virtual do poeta, na Internet, que lhe diz que tem a pele cor de neve...


depois de CHICO, VEM ALDIR BLANC, O COMPOSITOR,EX-PSIQUIATRA...tomava conta de uma enfermaria na CLÍNICA PINEL,NO RIO DE JANEIRO...diz que deixou a psiquiatria,por que: A ÚNICA DISTANCIA ENTRE ELE E O SEU PACIENTE, ERA O BIRÔ...


ALDIR BLANC dança na banda de IPANEMA, adora o carnaval de rua, o SAMBA DO POVO...CERTA VEZ, ESTAVA BRINCANDO NAS RUAS, QUANDO UM HOMEM SEGUROU NO SEU BRAÇO E DISSE:VOCÊ É O ALDIR ? RESPOSTA SECA:SOU...POIS EU SÓ VOLTEI PARA MORAR NO BRASIL, POR QUE NO MEU EXÍLIO, ESCUTEI UMA SAMBA SEU ,QUE DIZIA:QUE SONHA COM Á VOLTA DO IRMÃO DO HENFIL...MORAL DA HISTÓRIA,ERA O BETINHO,O SOCIÓLOGO, QUE DEPOIS FEZ AQUELA CAMPANHA CONTRA A FOME...ERA O PRÓPRIO, O IRMÃO DO HENFIL.


O Bêbado e a Equilibrista

João Bosco

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de a...lu...guel
E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas, que sufoco louco
O bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil
Prá noite do Bra...sil, meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete
Chora a nossa pátria mãe gentil
Choram marias e clarisses no solo do Brasil
Mas sei que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente
A espe...rança dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se ma...chu...car
Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
tem que continuar

ME DÁ A PENÚLTIMA...ALDIR BLANC

Eu gosto quando alvorece
porque parece que está anoitecendo
e gosto quando anoitece que só vendo
porque penso que alvorece
e então parece que eu pude
mais uma vez, outra noite,
reviver a juventude.
Todo boêmio é feliz
porque quanto mais triste
mais se ilude.
Esse é o segredo de quem,
como eu, vive na boemia:
colocar no mesmo barco
realidade e poesia.
Rindo da própria agonia,
vivendo em paz ou sem paz,
pra mim tanto faz
se é noite ou se é dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário