segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cientista que descobriu a insulina deu origem ao Dia Mundial do Diabetes

Cientista que descobriu a insulina deu origem ao Dia Mundial do Diabetes: "Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. A data, também conhecida como "Dia Azul" é comemorada no mundo todo com iluminação azul em monumentos e prédios públicos.
O símbolo da data é um circulo azul que simboliza a união. A Federação Internacional de diabetes (IDF, na sigla em inglês) buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha.
A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta.


"Sobre a doença

O diabetes tem crescido no mundo, junto com a obesidade e as doenças relacionadas ao estilo de vida moderno. A forma mais comum do diabetes é o tipo 2, que acomete principalmente pessoas mais velhas e com sobrepeso ou obesidade. Esse tipo de diabetes pode passar muito tempo sem ser diagnosticado, por isso muitos diabéticos recebem o diagnóstico ao apresentar os sintomas das complicações características da doença, como insuficiência renal, dificuldade de cicatrização, problemas de visão e perda de sensibilidade nos pés, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário