quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SOBRE O NÚMERO SETE...







POR MARCELO ALCOFORADO


Faz tempo, o número sete está presente em nossas vidas. Na Antiguidade era sagrado, por representar, supunha-se, a quantidade de planetas então conhecidos. Era a imagem e modelo da ordem divina e da harmonia, tanto que foram incontáveis as concepções sociais e religiosas formadas a partir dele.

Deus fez o mundo em sete dias e sete anos foram gastos na construção do Templo de Salomão. Considera-se que a Terra é formada por sete continentes – Américas, Europa, África, Oceania, Ásia, Polo Norte e Polo Sul.

São sete as maravilhas do Mundo Antigo — as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o templo de Ártemis em Éfeso, o mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o farol de Alexandria.

Também são sete as maravilhas do Mundo Moderno — a Muralha da China; Petra, na Jordânia; Machu Picchu, no Peru; as pirâmides do México; o Coliseu de Roma; o Taj Mahal, na Índia; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

No Egito Antigo, tanto o mundo quanto o homem eram constituídos de sete princípios básicos: chat – o corpo material, bas – o coração e vida física, ka – o corpo astral e a personalidade, ab – a vontade, ba – a alma, chaib – a sombra do espírito, e chu – o espírito.

São sete as virtudes humanas – fé esperança, prudência, amor, justiça, fortaleza e temperança, assim como são sete as cores do arco-íris – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

São sete as notas musicais — dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, e sete são as artes — música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. Aliás, por ser a sétima da lista, o cinema é a “sétima arte”.

Sete são os mares navegáveis — mar Adriático, mar Arábico, mar Cáspio, mar Mediterrâneo, mar Negro, Golfo Pérsico e mar Vermelho.

Sete são os pecados capitais — vaidade, avareza, ira, preguiça, luxúria, inveja e gula.

Sete (palmos de terra) é a medida do enterro dos restos mortais dos homens, e também é a conta do mentiroso.

Sétimo, ordinal de sete, é um dos mandamentos da lei de Deus, aquele que diz não roubarás, e também a conta exata dos sete ministros brasileiros que, por “pintar o sete”, foram demitidos por corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário