terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SOBRE O CEGO DA GOTA SERENA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

UM MENINO DO INTERIOR SABE O QUE É SER CEGO DA GOTA SERENA...



ALGUNS INDIVÍDUOS, DEVIDO A UMA HIPERTENSÃO OCULAR TÃO GRANDE,PRATICAMENTE ESTOURAM OS OLHOS...A CICATRIZAÇÃO DA LESÃO DÁ UM ASPECTO DE GOTA, no olho, E O INDIVIDUO FICA CEGO DA GOTA SERENA...
O GLAUCOMA nas crianças, pode se apresentar num olho grande e bonito, que chama Atenção...já pode ser um sinal da doença...
Mas, os olhos que eu entendo não vêem, eu sou PROCTOLOGISTA...uma semana para mim são CEM ANUS... DEIXO os olhos que vêem , para ser estudados no brilhante artigo do DR DIEGO SAMPAIO.LEIAM ABAIXO...



Glaucoma: doença silenciosa


Diego Sampaio - Oftalmologista

Silenciosa. Ela atinge cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil e em 80% dos casos é assintomática. Por causa disso, já se transformou na maior causa de cegueira irreversível do mundo.

O Glaucoma consiste na lesão progressiva e irreversível do nervo óptico, em sua maioria causada pelo aumento da pressão intra-ocultar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela atinge entre 1% e 2% na população de forma geral, mas a incidência aumenta com a idade - crescendo para 6% a 7% após os 70 anos de idade. Em alguns casos mais raros, a criança já nasce com o mal (glaucoma congênito).

Embora não existam estatísticas oficiais, no Brasil estima-se que o Glaucoma atinja cerca de 4 milhões de pessoas. No entanto, mais de 50% dos portadores desconhecem ter a doença, já que o indivíduo que apresenta a doença não possui nenhum sintoma clínico. Nestes casos quando o diagnóstico é realizado, pode ser que já tenha havido comprometimento do campo visual.

A causa do Glaucoma tem a ver com a drenagem incompleta ou ausente do humor aquoso, líquido produzido no globo ocular que circula em vários pontos do olho, sendo depois filtrado para fora deste. No Glaucoma, este fluido não é expelido do olho corretamente. Assim, a retenção do fluido aumenta a pressão intra-ocular, e este afeta e destrói o nervo óptico, a via de transmissão de imagem do olho para o cérebro.

Quanto ao tratamento, na maioria dos casos, somente o uso de colírios controla bem a pressão intra-ocultar. Em geral, os colírios são bem aceitos pelo organismo. Nos casos em que apenas um colírio não produz o efeito esperado, é comum a combinação de colírios para diminuir a produção de líquido e aumentar a sua drenagem. No entanto, para que o oftalmologista chegue a essa conclusão, é necessário que o paciente faça acompanhamento contínuo.

A eficácia do tratamento com colírio depende também da disciplina do paciente. Estudos comprovam que menos da metade dos pacientes com glaucoma utiliza as gotas de acordo com a recomendação médica. Quando o tratamento com colírios não é eficaz para controlar o Glaucoma pode-se recorrer a cirurgias.

Atualmente já existam centros de referência em glaucoma, inclusive no RN, que distribuem colírios e fazem acompanhamento trimestral dos portadores gratuitamente. Tudocusteado pelo Governo Federal. Este tipo de iniciativa é louvável, pois o tratamento clínico feito com colírios, em alguns casos, pode ser bem dispendioso, o que leva muitos a não ter condições de realizá-lo.

. O Glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e tratamento contínuo. A melhor maneira de evitar que o Glaucoma chegue de surpresa e se instale sem solução é conhecer os fatores de risco e consultar periodicamente o oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário