domingo, 12 de fevereiro de 2012

CANTIGA DE CEGO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

OS PIMENTÉIS:BERNARDO,VALÉRIA E VIOLANTE...IRMÃOS.

FUI UMA CRIANÇA QUE PRESTAVA ATENÇÃO AOS CEGOS...todo dia observava ou perguntava algo a um cego...é impressionante a loquacidade dos cegos,a precisão na definição do que eles não vêem...Cego tinha muito , pedindo na feira de Nova Cruz...o que é que Nova Cruz Não tem? até o comando vermelho,teve a participação da inteligencia de Nova Cruz...um dia eu conto.

Fui criado na venda do meu pai, seu Chico bezerra...que tanto vendia um kilo de papel, como um caminhão de papel...o prazer era o mesmo...o prazer do meu pai era trocar mercadoria por dinheiro...o seu ponto era o melhor da feira...inclusive, era o melhor para os cegos pedirem esmolas...eles disputavam o ponto, a esquina.Eu, criança, escutava na feira toda as cantigas de cego...cantigas tão afinadas,acompanhadas por um ganzá, tão precisas,tão suscintas,tão loquazes...
Cantava na porta do nosso comércio uma cega, que gritava com o ganzá:

SETE VEZES FUI CASADA
SETE HOMENS CONHECÍ
MAS JURO POR NOSSA SENHORA
SOU VIRGEM COMO EU NASCÍ

NO INTERVALO PEDIA:me dê uma esmolinha pelo amor de Deus...

CERTO DIA, APARECEU, NO MESMO LUGAR UM CEGO, e começou a competir com a cantoria da velha...fez um contra-ponto, para afronta-la na cantoria...era assim que ele respondia:

ISSO AÍ NÃO SE EXPILICA
ISSO AÍ É UMA FALSETA,
OU ELES NÃO TINHAM PICA,
OU VOSMICÊ NÃO TEM BUCETA.


as vezes ele cantava:o meu ganzá é de chumbo grosso...ela respondia:o meu triãngulo é de cano fino...

DEPOIS DE MÉDICO consultei uma cega de nascença, que após uma cirurgia oftálmica passou a ver 5% da visão..e eu fiquei interessado em saber ,se o que ela via sem ver,coincidia com o que ela agora enxergava...ela me disse: A MINHA AVÓ, ERA DO JEITO QUE EU IMAGINAVA...TINHA A MESMA CARA...AS CORES TAMBÉM ERAM IGUAIS AO QUE EU VIA COM AS MÃOS...UM POUCO DIFERENTE ERA O MEU PAI.Deduzi, que ela por ser criada por avó,não tinha muito contato com o pai...não o alisava...
OS OLHOS dos cegos são as mãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário