sexta-feira, 10 de agosto de 2012
O NOME DO DIA :ADEMIR RIBEIRO...POR VIOLANTE PIMENTEL
ADEMIR RIBEIRO DE MACEDO - O NOME DO DIA! 09.08.2012
Por Violante Pimentel...PROCURADORA DO ESTADO...
Ele era um homem bonito, com uma voz de veludo, que engrandeceu a RÁDIO POTI , com o seu programa “O SHOW DA MANHÔ, durante mais de dez anos, quando ainda não havia essa proliferação de programas e emissoras de televisão, e a internet ainda era uma ilustre desconhecida.
O seu programa era a alegria dos ouvintes, na sua maioria adolescentes, que se divertiam pedindo músicas pelo telefone, preenchendo as manhãs do rádio potiguar, mais precisamente da “RÁDIO POTI”. Com sua belíssima voz, ele encantava os ouvintes e o seu programa era um verdadeiro desfile de boas músicas da época, onde se podia ouvir os compositores e cantores que estavam no auge do sucesso.
E assim era a abertura do programa: “ESTE PROGRAMA NÃO É MELHOR NEM PIOR DO QUE OS OUTROS; ESTE PROGRAMA É APENAS UM PROGRAMA DIFERENTE!” Os telefonemas pedindo músicas eram transmitidos pelo rádio, e o horário era das 9: OO às 11:OO h, de 2ª a 6ª feira.
Havia uma sequência no programa, na qual Ademir Ribeiro lia uma crônica da sua autoria, onde homenageava alguém que havia falecido recentemente, sempre pessoas conhecidas e muito queridas na cidade. O nome da crônica era “O NOME DO DIA!”. Foi assim quando morreu afogado o meu marido Eros Caldas de Araújo Pereira, no fatídico dia 22.11.1981, na praia de Búzios. Hoje, sem saber que ADEMIR RIBEIRO havia falecido, coincidentemente, fui a um velório no Centro de Velório São José, e na capela vizinha outro corpo estava sendo velado, e era o dele. Qual foi a minha surpresa e a minha emoção, quando vi o seu nome na parede da entrada, junto do livro de assinaturas de presença.
Lembrei-me dos tempos idos e vividos, quando ainda era estudante da Escola Normal, na casa do meu avô Celestino Pimentel, sendo uma das ouvintes assíduas do seu programa “O SHOW DA MANHÔ, e gostava de pedir músicas pelo telefone. Depois de casada, já não ouvia tão assiduamente. Quando meu marido morreu afogado na Praia de Búzios, Ademir Ribeiro o homenageou com a belíssima Crônica “O NOME DO DIA” que dizia assim:
“......TUDO ACABARA DE REPENTE COMO COMEÇARA. ELE JÁ NÃO MAIS VOLTARIA AO CAIXA EXECUTIVODO BANCO DO BRASIL, ONDE VINHA CUMPRINDO UMA EXCELENTE CARREIRA; JÁ NÃO MAIS VERIA A FILHINHA DE APENAS 02 (DOIS) MESES, QUE DE SEU PAI CONHECERÁ APENAS FOTOGRAFIAS. JÁ NÃO PODERIA MAIS FAZER PLANOS PARA O SEU FUTURO AO LADO DE VIOLANTE, A SUA COMPANHEIRA DOS BONS E DOS MAUS MOMENTOS. A MORTE SÚBITA E IMPREVISÍVEL LEVAVA MAIS DUAS VIDAS, COM UM LARGO FUTURO PELA FRENTE, NO MÊS QUE ANTECEDE AS FESTIVIDADES DE NATAL.
PELO QUE SEI, ATRAVÉS DE SEUS COLEGAS, ELE ERA UM HOMEM BOM, UM GRANDE AMIGO E UM EXCELENTE COMPANHEIRO, BOM MARIDO E CONSEQUENTEMENTE BOM CHEFE DE FAMÍLIA.
DE TUDO O QUE ELE REPRESENTAVA, RESTA APENAS, AGORA, A DOR E SAUDADE. ELE SE FOI PARA SEMPRE COM A PEQUENA ZEFINHA, QUE TENTAVA SALVAR DOS BRAÇOS FRIOS DA MORTE.
E POR ISSO QUE PRONUNCIO, HOJE, FRENTE A ESTE MICROFONE, HOMEM QUE ERA UM EXEMPLAR DE HONRADEZ, QUE ERA AMADO, QUERIDO, E ESTIMADO POR TODOS QUE PRIVAVAM DO SEU CONVÍVIO, DA SUA AMIZADE; QUE DEIXARA NATAL PARA EFETUAR UM PAGAMENTO E ENCONTROU A MORTE NAS ÁGUAS VERDE-AZULADAS DE BÚZIOS; QUE TUDO FIZERA PARA SALVAR A PEQUENA ZEFINHA, QUE HÁ APENAS 20 (VINTE) DIAS GOZAVA DA SUA HOSPEDAGEM COMO BABÁ DE SUA FILHINHA DE SOMENTE 02 (DOIS) MÊSES DE VIDA; QUE NÃO SERÁ CONHECIDO POR ELA A NÃO SER POR FOTOGRAFIAS; QUE JÁ NÃO PODE FAZER PLANOS PARA O SEU FUTURO; QUE SE FOI, ENGOLIDO PELAS ÁGUAS DO MAR, DEPOIS DE TER SEU CORAÇÃO PARADO PARA SEMPRE, MERCÊ DO ESFORÇO, DESPENDIDO DA EMOÇÃO VIVIDA, ANTE A SURPRESA DO INESPERADO. – EROS CALDAS DE ARAÚJO PEREIRA – O NOME DO DIA! (Ademir Ribeiro de Macedo – 24.11.1981)”
Levada por uma grande emoção, que, de repente, transportou-me ao passado, à minha juventude, e ao acontecimento trágico que vitimou meu marido, homenageio aqui esse grande homem, que hoje partiu para a eternidade, e que, ao longo da sua vida de radialista, tantas vezes homenageou pessoas que também partiram.
Ele, que durante mais de uma década alegrou os ouvintes da Rádio Poti; que era um homem inteligente, sensível e respeitador; que foi privilegiado por Deus para ser dono de uma das vozes mais bonitas do rádio norte-rio-grandense; que fez da Rádio Poti a menina de seus olhos; que terminou sem nada, no ostracismo, deixando que o álcool consumisse a sua vida, como se houvesse sofrido um grande desgosto; esse ser humano, dono de uma alma pura e cheia de poesia, e que tantas alegrias proporcionou aos seus ouvintes do “Show da Manhã, na sua querida RÁDIO POTÍ, - Que Deus lhe dê o Céu por descanso!
ADEMIR RIBEIRO DE MACEDO - O NOME DO DIA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário