ESCRITORA E PROCURADORA DO ESTADO APOSENTADA...
SAPATEIRO...NÃO VÁS ALÉM DE TUAS SANDÁLIAS!...
APELES, célebre pintor da Grécia antiga (século IV A.C) , destacava-se pelo seu grande senso de humor e presença de espírito. Segundo a História, partiu dele o célebre provérbio: "SAPATEIRO, NÃO VÁS ALÉM DE TUAS SANDÁLIAS".
Após terminar a pintura de um belo quadro, o famoso pintor APELES, desejoso de conhecer a opinião do homem da rua, sobre a sua obra, procurou um jeito de o expôs num lugar público, e se escondeu atrás dele.
Um Sapateiro, que passava pelo local, fez, em voz alta, uma crítica sobre a sandália de uma das personagens. APELES saiu do esconderijo, agradeceu ao Sapateiro a crítica que considerou construtiva, e reparou o seu erro, no próprio local onde o quadro estava exposto.
O Sapateiro, ao voltar no dia seguinte, e, lisonjeado pelo sucesso do seu primeiro comentário, fez um segundo, sobre a perna da personagem.
Dessa vez, APELES ficou indignado, irritou-se profundamente, e gritou em alto e bom som:
"SAPATEIRO, NÃO VÁS ALÉM DE TUAS SANDÁLIAS"!
APELES o repreendeu, veementemente, aconselhando-o a somente emitir opinião sobre aquilo que realmente fosse da sua alçada. Essa célebre frase atravessou séculos, podendo ainda ser empregada nos dias atuais, quando alguém que se considera o supra-sumo da inteligência, quer ensinar até o "Padre-Nosso ao Vigário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário