sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ADEUS MAGRO...







Morreu ontem, dia 8 de agosto, o músico Antônio José Waghabi Filho, o Magro, do grupo MPB4. Estava com 68 anos e lutava contra um câncer na próstata há dez anos. No dia 8 de junho deste ano, Magro fez sua última apresentação em Natal-RN, ao lado do grupo, que ajudou a fundar em 1963.

 Carioca de Itaocara, nasceu em 14 de novembro de 1943 e deixa mulher e um casal de filhos. Segundo Pedro Rocha, do Jornal do Brasil, Magro era um artista de múltiplas facetas: cantor, compositor, tecladista, saxofonista, percussionista, arranjador, entre várias aptidões.

 Começou estudando piano, em 1959, no interior do Rio de Janeiro. Depois, foi aluno de Pepita Machado, Eumir Deodato, Guerra Peixe, Isaac Karabtchewsky e Vilma Graça. O MPB4 – era formado por Magro, Aquiles, Miltinho e Dalmo. No CD e DVD MPB4 40 Anos (2007), é confirmado que sua discografia é uma das mais expressivas da MPB de todos os tempos – em melodia, harmonia, arranjo vocal e letras.

Tudo registrado em mais de 30 discos lançados. Não é possível contar a história da música brasileira sem mencionar o MPB4, pois o grupo está fortemente atrelado ao cancioneiro do nosso país das últimas quatro décadas. O trabalho atual é eclético, composto pela mistura de canções de protesto, grandes sambas e baladas românticas”.

 No vídeo a seguir, O MPB4 interpreta, do também saudoso Gonzaguinha (música e letra), uma obra-prima do protesto social, Galope, cuja letra é entremeada de versos do cancioneiro do seu pai, o Gonzagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário