terça-feira, 7 de agosto de 2012

MEMÓRIAS DE DR.EPITÁCIO LIRA AQUINO DE ANDRADE...POR VIOLANTE PIMENTEL

          VIOLANTE PIMENTEL---PROCURADORA DO ESTADO,APOSENTADA.




APOSENTADORIA DE UMA FLORISTA CEGA (INPS)


Há anos atrás, uma florista cega requereu aposentadoria ao INPS, sendo o pedido indeferido. Ela recorreu à Junta de Recursos da Previdência Social, onde eu trabalhei seis anos, e que tinha como Presidente o saudoso Dr. Epitácio Lira Aquino de Andrade, obtendo deferimento.

 A Procuradoria da referida autarquia, de ofício, interpôs recurso ao Egrégio Conselho de Recursos da Previdência Social, alegando "ser vedado ao privado da visão a confecção de flores, no caso artificiais, pelo não conhecimento do seu cromatismo".
 A decisão da JRPS foi mantida pelo CRPS, e a florista foi aposentada. 

Olvidou-se o recorrente, em tal assertiva, de que os cegos tem guias.
 Os cegos também sonham e, sonhando, veem. E vendo, no sonho, devem transmitir ao seu guia aquilo que desejam para armar e criar o seu ofício, inclusive as cores, privilégio das floristas; festa para os olhos sem nuvens, muito embora, não raro, sustento
 único e parco dessas artistas da escuridão patética, porque não tem a sensação e a beleza da sua criação.





 E a JUSTIÇA, de olhos vendados, simbolizada numa mulher imortal? E esse simbolismo querendo significar, dizer de uma imparcialidade que só existe nos espíritos clarividentes, que são poucos! O olhar da Virgem , na PIETÁ, na Igreja de São Pedro, em Roma, tem, no mármore, todas as fulgurações da luz.





 E POR QUE NÃO UMA MISERÁVEL NORDESTINA, - CARENTE DE TUDO E ESPECIALMENTE DA LUZ DA VISÃO, NÃO PODERIA EXERCER UM TRABALHO DE ARTESÃ, ASSIM COMO O PIANISTA, O VIOLINISTA - ETC, NO SEU RAMO? BEETHOVEN, surdo, sentia pela alma os acordes das suas maravilhosas criações.





 E a cega teve o seu pedido de aposentadoria deferido, não em nome do DIREITO, mas da JUSTIÇA!



UM POEMA..

.DR EPITÁCIO DE ANDRADE...



‎"EU SEI QUE DENTRO DE MIM/ HÁ SENTIMENTOS DEMAIS./

 ALMA E CORAÇÃO LEAIS/ VÃO COMIGO ATÉ O FIM/

 POIS EU SEI QUE SOU ASSIM,/ DESDE QUE DEUS ME CRIOU/

 POR ISSO CANTANDO EU VOU/SABENDO O DESTINO MEU/

 QUEM SABE O QUE SOU, SOU EU,/

 SOU EU QUEM SABE O QUE SOU..."


 (Dr.Epitácio Lira Aquino de Andrade)



EVOCANDO A MEMÓRIA DO DR. EPITÁCIO LIRA AQUINO DE ANDRADE, PESSOA EXTREMAMENTE HUMANA, QUE MARCOU ÉPOCA NA JUNTA DE RECURSOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, DO RIO GRANDE DO NORTE

Ainda sobre a aposentadoria (Lei 6.174/74) requerida pela florista cega MARIA DE LOURDES LOPES, negada pelo INPS, mas deferida pela JRPS, com decisão mantida pelo CRPS.

"Não se queira, senhores julgadores, no caso em lide, arrepiar a história. LEONARDO DA VINCI escreveu: "Aconteceu-me um dia pintar uma figura verdadeiramente divina... (A GIOCONDA). E ANDRÉ MALRAUX, na sua obra "Quando os Robles se Abatem", completa: "No seu tempo essa figura deve ter-lhe surgido como uma verdadeira revelação, porque a ressurreição das formas antigas era inspirada pelas estátuas, e as estátuas não tinham olhar...portanto, não podiam ter alma." E completa, o famoso escritor: "A mulher mortal, de olhar divino, triunfa sobre as deusas sem olhar." É uma opinião.
E a Justiça, de olhos vendados, simbolizada numa mulher imortal? E esse simbolismo querendo significar, dizer, de uma imparcialidade, que só existe nos espíritos clarividentes, que são poucos!
Há manifestações pictóricas no átrio que dá acesso à Capela Sixtina, no Vaticano, onde se pode surpreender o olhar, que é vida, é movimento, muito embora, na estática. O MOISÈS, de MIichelângelo, é tão vivo na sua imobilidade austera, com os seus olhos esculpidos no mármore, que, segundo os felizes mortais que o contemplaram, parecia que eles luziam para dizer: eu os estou vendo! E por que não uma MISERÁVEL NORDESTINA- carente de tudo e especialmente da luz da visão, não poderia exercer um trabalho de artesã, assim como o pianista, o violinista, - etc, no seu ramo? Beethoven, surdo, sentia pela alma os acordes das suas maravilhosas criações. A impiedade que manda o dever - e manda? - cobra muito caro das almas nobres que o exercem com a inexorabilidade quase diríamos pagã dos sacrifícios. Senhores julgadores: Impetra uma cega, não em nome do direito, mas da JUSTIÇA, que essa Douta Turma acolha o decisório da Junta de Recursos da Previdência Social, do Rio Grande do Norte, mantendo o deferimento do seu benefício.

(Abaixo, o polegar da cega, florista, de nome Maria de Lourdes Lopes - Processo nº 418-200/001333/79) - E a nordestina, florista e cega, foi aposentada, com base na Lei nº 6.179/74, graças ao empenho e engenhosidade do próprio Presidente da JRPS/ RN, DR. EPITÁCIO LIRA AQUINO DE ANDRADE, pessoa humana ímpar, que me serviu de exemplo na JRPS, onde exerci a função de Curadora de Acidentes do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário