quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DE PAU DOS FERROS...



ZÉ GALINHA, O JOGO E O ENTERRO

Elilson José Batista
Pau dos Ferros: década de 60. Cidade tranquila, no marasmo típico de um povoado sertanejo. As notícias, poucas, vinham pelas ondas do rádio, notadamente a Rádio Difusora de Cajazeiras–PB. Mas a cidade tinha um serviço de alto-falante municipal, para divulgar os acontecimentos locais.
Sucedeu que, num domingo de clássico intermunicipal, Pau dos Ferros versus Alexandria, rinhenta peleja no Campo de Futebol onde hoje se localiza o Estádio Municipal 09 de Janeiro, o escalado para locutor no serviço de alto-falante, localizado no Mercado Público, foi Zé Galinha, notório pelo seu entusiasmo futebolístico.
Ressentido pela ausência no espetacular shock, Zé Galinha recebeu a incumbência de noticiar um evento e, ainda com a visão no esporte bretão, com a voz impostada soltou o verbo:
- Atenção, povo pauferrense: não percam logo mais, às 17:30 horas, sensacional enterro, passando com seus componentes pelas principais ruas dessa cidade. Ouçam, em homenagem a esse grande evento, a música “Vassourinhas”.
Antes que terminasse a famosa introdução do frevo: “Tan taran ta ran tan ran / tan tanran tan tan tan ran…” surgiu, estupefato, Dr. José Edmilson de Holanda, para tentar emendar:
- Zé Galinha, isso é um aviso de enterro, e não de jogo de futebol!
Ainda com o microfone ligado, o desavisado Zé Galinha vaticinou:
- Vixe, caguei o pau!
Do livro Inéditos & Afins

Nenhum comentário:

Postar um comentário