sábado, 2 de abril de 2011

MEU ABRAÇO Á Dr. HONÓRIO RIBEIRO DANTAS...por Bernardo Celestino Pimentel

Tenho uma excelente memória, mesmo sem ver bem os detalhes...as vezes, preciso fechar os olhos para enxergar bem... Era rapaz em Nova Cruz,e as vezes ia num residência tocar orgão...um orgão igual ao das igrejas,com pedais,mas uma miniatura...esta casa era de um funcionário do Banco do Brasil chamado Bento,que alugara a casa onde morou Carlúce. A tarde,uma criança de 4 anos saía para passear com um adulto....era um passeio na rua grande...era o filho de Bento.... criança de calça curtas, chamava atenção por ser Parruda,grande ,Macrossomica, séria e bem vestida....me lembro de uma roupa de linho bege,calça curta e camisa da mesma cor... Anos depois encontro esta criança , formada em medicina, fazendo cirurgia cardíaca...era o Dr Honório... Esta semana tive a honra de receber um comentário seu ,neste blog... me veio a lembrança do menino forte e graúdo, que passava de tarde, tomado banho, pela rua do comércio... Por trás destas lembranças , valho-me do meu coração para relembrar outra lembrança,e encerrar toda a minha gratidào por este grande médico... Certa vez, na semana do Carnaval, a minha mãe chega do interior,referindo um cansaço aos médios esforços....ela tinha uma Hipertofia Septal Acentrica, com estenoses de válvulas aortica e mitral, e há anos tomava DIGOXINA.... Conversando com Dr Lagreca, toquei no assunto informalmente,ele disse uma coisa que soou para mim como uma EUREKA: o digital não dá certo em quem tem esta doença cardíaca...este medicamento aumenta a força de contração do coração, para mandar sangue por passagens estreitas, as estenoses.Ai, eu Disse a mim, vou suspender este remédio... Estávamos tudo certo e planejado para passarmos o Carnaval em TABATINGA...Mamãe disse, pode ir, mas eu prefiro ficar em Natal... Fiquei naquele dilema,de suspender uma medicação, sem eu está vendo de perto, pensei em suspender o Carnaval...nisto me encontro com o Dr Honório e comentei... HONÖRIO DISSE:NÃO VOU VIAJAR NO CARNAVAL...PODE IR PARA PRAIA, QUE EU TOMO CONTA DE SUA MÃE... Durante este Carnaval. Honório foi lá em casa duas vezes por dia, medicou-a com a sua grande competência, suspendeu a DIGOXINA, e a velha deixou de cansar....Honório me fez isso por amizade, sem tirar nenhum proveito ou vantagens...agora leitor , me diga, EU POSSO ESQUECER UM HOMEM DESTE ? Pois bem, aquele menino de calças curtas, moreno, macrossomico,é este grande médico e amigo chamado Dr. HONÓRIO RIBEIRO DANTAS, um habitante do meu coração e da minha admiração. Meu querido Honório, muito obrigado,fico feliz com a sua existência...há algumas semanas reclamei da sua ausência á Dr Waldo....Você é uma pessoa importante, por que já nasceu grande,e é um dos médicos que ajuda a limpar a angústia que suja os homens... Um dia, a vida terá tempo para a gente sentar numa mesa e conversar muito, eu você e Lagreca... estes três amigos que se adoram. O APREÇO NÃO TEM PREÇO...

grande abraço
Bernardo Celestino Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário