segunda-feira, 4 de abril de 2011

PEDRO PAFULA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...

Em 1982 comecei a minha vida profissional como médico... fui trabalhar no CRUTAC II, em Santo António, onde cheguei com uma trouxa, uma mulher e três filhos...já puxava uma cachorra. Se bem com uma cachorra,sem a elegancia e a finesse branca de CECÏLIA,educada na escola doméstica da Suiça...


No CRUTAC, ganhávamos muito dinheiro..30% da produção do hospital era rateada entre os médicos.Comprei a José do Carmo sete terrenos, cerquei-os e construí a Casa dos Sonhos, e comecei a fazer um jardim...


Na cidade existia um garoto de rua, de 13 anos,que deu la em casa, e ajeitava o jardim. fazia mandados...comecei a observar a criança....observei que tudo o que o garoto plantava se transformava em rosa...todo ramo seco pegava...seus canteiros eram bonitos...achacava que, enfim, tinha encontrado O Menino Do Dedo Verde...


Chamei Pedro e disse...vou lhe transformar num homem...você vem morar aqui em casa e será tratado como meu filho... A Cidade acordou em POLVOROSA...se pergumntava:como Dr Bernardo tem coragem de criar um menino deste,que já roubou na cidade, se envolveu com drogas, e fez tudo que quem está na rua faz...

Não me incomodei com as perguntas...a bondade tem antídotos para matar o mal...pus em prática o meu pensamento,meu dinheiro está sobrando e eu tenho que ajudar...Quem organiza um jardim, e o torna bonito,deve ter qualquer coisa e grande, na alma.


Pedro passou a usar tenis novo e bonito, calçás jeans,tomar banho, comer bem,e a ter sonhos...O menino,em pouco tempo afinou o pelo,afinou as feições, ficou bonito, bem tratado....e o povo o que dizia? este menino nasceu com a estrela, ser criado por Dr Bernardo...era a voz geral... a própria Polícia já o enxergava com outros olhos...e eu feliz,pois tinha posto em pratica um sentimento que eu herdei da minha mãe:o SENTIMENTO DA PROMOÇÃO... que é: ajudar os outros a crescer...isto eu nunca neguei pra ninguém.


De repente,Pedro começou a mudar o comportamento e o humor...aparecia literalmente calado...sem falar com ninguém, e se escondia no quarto de despejo... O Problema foi se repetindo...não queria dormir dentro de casa, numa suite,preferia dormir no quintal... não respondia nenhuma pergunta..no outro dia estava normal...imaginei estar diante de um quadro psiquiátrico...afinal ele sofrera a vida toda...


Eu era o último a saber, como um bom corno...na cidade já se comentava á boca pequena, que Pedro tinha uns pés de maconha plantados no meu terreno, e quando dormia no quarto do despejo, era pra fumar...a mudança de comportamento, era a droga...


Me sentí traído e sem opções...pedro brincava com os meus três filhos, a maior de 7 anos...eu não podia mantê-lo em casa...era um risco...

Chamei-o, e com o coraçação partido, mandei-o ir embora...se eu não tivesse filhos, teria tentado uma transformação...mas eu temia o risco que nós estávamos correndo...as vezes eu dava três dias de Plantão ,seguidos.


Tempos depois sob que Pedro vivia preso na Colónia Penal, e depois foi assassinado, por outro detento....

me lembrei de vários ditados:Burro que nasce para cangalha,não pega sela...maus princípios, desastrosos fins.


Não, foi tudo escrito em vão, eu lhe peço perdão, mas não vou lastimar..

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, porem, a vida nos ensina que temos de ensinar a pescar e nao dar o peixe. Ja tive desilusões com sitações parecidas e hoje o que eu faço é pedir a deus que ilumine a criatura para que ela seja capaz de pegar seu peixe e de valor a ele. Forte abraço professor.

    ResponderExcluir