quinta-feira, 28 de abril de 2011

A MINHA SOLIDARIEDADE Á DOR DE DRA. CATARINA SIMÕES...

MEU PAI - MEU GRANDE AMOR

Cedo na vida tive uma experiência de amor que poucos tiveram! Cheguei ao mundo pelas mãos do meu pai. O obstetra da minha mãe iria ser meu pediatra também. E já nasci sabendo que existe uma coisa que quanto mais se divide, mais se tem para dar e receber. Chama-se: AMOR! Esse ensinamento comecei a apreender do meu pai assim que senti suas mãos me receberem. Mãos que não sabia eu , continuariam sempre a me receber... Agora, na ocasião da sua partida, olhando-as e sentindo-as imóveis sob as minhas, tive que compreender que precisavam partir. Chegou o momento da última despedida!
As lembranças se misturam com o silêncio das minhas lágrimas. A imagem mais forte: sua profunda calma, somada a um sorriso meigo que me entregava e era só meu... Ali , eu sentia a tradução de um sentimento grande e pleno. Essa ternura que fez com que nós familiares , ouvíssemos dos seus muito pacientes o reconhecimento a sua absoluta dedicação ao próximo... E, há muitas doces lembranças: quando me levava para juntos contemplarmos o mar do Alto da Sé em Olinda; ou me orientava:" não brigue muito. Quando a gente briga causa um mal ao outro e na mesma intensidade se transtorna"; ou ainda, na ocasião em que me escreveu uma carta de amor, que chegou pelo correio, falando: "quando olhar o arrebol dos pássaros na aurora, lembre-se que tem um pai com quem contar e confiar..." Eu sempre soube disso. Tive um pai com quem podia contar, confiar e amar! Esses foram os fortes elementos que me deixou: calma, confiança,integridade e amor! Despeço-me sabendo e sentindo que a saudade que inunda o meu ser, através de lágrimas que não param de cair, mudará. Diminuirá. Mas, conviverei com ela por toda a minha vida. Porque ainda terei que tomar muitas decisões e, em todas elas tem a parte em mim que é sua.
Ontem, quando olhava nossas mãos iguais, as minhas sobre as suas, desejava que fizessem pelos meus filhos, o que as suas fizeram por mim! Me guiando com ternura, equilíbrio, firmeza e sobretudo, confiança.
Vejo que tive a sorte maior de ter tido um pai especialmente sensível! Tenho certeza que toda a minha vida é melhor por essa razão!
Obrigada pelos ensinamentos profundos!

Com Amor

Sua filha

Catarina



NOTA DO AMIGO BERNARDO: QUERIDA CATARINA.

Fiquei emocionado com a sua carta...Já estou mais velho,e há folhas no meu coração, que o deixam mais sensível e arrítmico...eu sempre soube da importancia do seu pai na sua vida...quando voce se referia ao seu pai,voce tinha olhos azuis e remoçava nas manhãs dos plantões...ele era um raio de luz,que entrava pela porta da sua alma, e voce refletia nas feições...eu já sabia...
Mando um abraço grande para voce e para os seus irmãos de pesames e solidariedade...extensivo também a Dona Aidê, que a conheço pelas suas histórias e pela sua intelectualidade...Voces são o mesmo rio.
Para uma amiga tão importante e querida, em cujas veias correm poesia e afeto, ternura e simplicidade, vou lhe enviando uma canção,que me ocorreu quando lí a sua dor, em forma de cronica...
Tenho certeza, como dizia o velho, que alguns pássaros cantarão a mesma com voce,em muitos arrebóis,agora, em auroras de saudades, e será escutada no céu, pelo seu velho pai, e médico querido.
Receba todo o meu carinho e sentimento.

Bernardo Celestino Pimentel.








Pai e Mãe
Gilberto Gil



Eu passei muito tempo aprendendo a beijar
Outros homens como beijo o meu pai
Eu passei muito tempo pra saber que a mulher
Que eu amei, que amo, que amarei

Será sempre a mulher como é minha mãe
Como é, minha mãe? Como vão seus temores?
Meu pai, como vai?
Diga a ele que não se aborreça comigo

Quando me vir beijar outro homem qualquer
Diga a ele que eu quando beijo um amigo
Estou certo de ser alguém como ele é
Alguém com sua força pra me proteger

Alguém com seu carinho pra me confortar
Alguém com olhos e coração bem abertos
Para me compreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário