quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SOBRE BETHÃNIA...

MARIA BETHÂNIA, RAINHA DA MPB.

“Maria Bethânia tu és para mim a senhora do engenho em sonhos que vejo, Maria Bethânia tu és tudo que tenho...” Está música do compositor pernambucano Capiba gravada por Nélson Gonçalves motivou o seu irmão Caetano Veloso a batizá-la com esse nome. A baiana Maria Bethânia é hoje indubitavelmente a nossa maior intérprete. Ela estreiou como cantora na peça “Boca de Ouro” de Nélson Rodriguês no ano de 1963. Em 1964 participou dos espetáculos “Nós por exemplo”, “Mora na Filosofia” e “Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova” ao lado do irmão Caetano Veloso e os colegas Gilberto Gil e Gal Costa. Estreiou oficialmente no dia 13 de fevereiro de 1965, quando substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo “Opinião” ao lado dos compositores Zé Keti e João do Vale. Do maranhense João do Vale gravou seu primeiro sucesso “Carcará”. Em 1976 ao lado de Caetano, Gil e Gal Costa lançou o grupo “Doces Bárbaros” que transformou em disco homônimo. Em 1978 com o disco “Álibi” atinge a marca de mais de um milhão de discos vendidos, sendo a primeira cantora brasileira a atingir esse número. Em 1980 o álbum “Talismã” vendeu 700 mil cópias em apenas quinze dias. Em 1982 participa do disco anual do rei Roberto Carlos cantando com ele a canção “Amiga”, tornando-se assim a primeira mulher a participar do álbum do exigente Roberto Carlos. Essa admiração pelo Rei vem desde o tempo da Jovem Guarda quando ela apresentou Caetano Veloso àquele movimento musical brasileiro que durou de 1965 a 1968. No ano de 1993 ratifica seu respeito ao Rei ao gravar um LP só com músicas dele e Erasmo Carlos, o famoso álbum “As Canções que Você Fez pra Mim”, que vendeu mais de um milhão de cópias e foi convertido para uma versão hispânica (Lascanciones que hiciste para mi) que traz clássicos como: Fera Ferida, Detalhes, Emoções, Você não sabe, Olha, Você, Costumes, Seu Corpo e, obviamente a música que dá título ao disco. Roberto Carlos, carinhosamente, a chama de Minha Rainha.

Maria Bethânia revolucionou a forma de espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas do genial poeta português Fernando Pessoa e Vinícius de Morais a quem chegou a dedicar um disco inteiro em 2005: ”Que falta você me faz.” Principal intérprete dos compositores: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Tom Jobim, Noel Rosa, Vinícius de Morais, Roberto Mendes e Jorge Portugal. Eclética, gravou quase todos os gêneros musicais, inclusive fazendo grande sucesso com a música “Negue” do português Adelino Moreira. Ela está entre as cinco cantoras brasileiras que mais venderam discos.

Maria Bethânia é show, vida, emoção, espetáculo. É por essas e outras que eu a admiro muito e canto como milhões de brasileiros: “Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim...”

José Normando Bezerra

Geógrafo e Professor

Natal,RN, setembro/2011

Maria Bethânia

Capiba

Maria Bethânia
Tu és para mim,
A Senhora do Engenho
Em sonhos eu vejo
Maria Bethânia
És tudo o que eu tenho,
Quanta tristeza, eu sinto no peito,
Só em pensar,
Que o nosso amor está desfeito.
Maria Bethânia,
Tu sentes saudades de tudo eu bem sei,
Porém, também sinto,
Saudades do beijo que nunca te dei
Beijo que vive com esplendor,
Nos lábios meus
Para aumentar a minha dor.
Maria Bethânia,
Te lembras ainda daquele São João ?
As minhas palavras,
Caíram bem dentro do teu coração,
Tu me olhavas, com emoção,
E sem querer,
Pus minha mão na tua mão.
Maria Bethânia,
Eu nunca pensei acabar tudo assim,
Maria Bethânia,
Por Deus eu te peço,
Tem pena de mim,
Hoje confesso, com dissabor,
Que não sabia, nem conhecia o amor!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário