OBRA-PRIMA DO DIA (SEMANA CLAUDE MONET)
Pintura: Impressão - Nascer do Sol (1873)
A beleza das telas de Monet é para ser olhada no mais profundo silêncio, para penetrar em nossas almas. Portanto, direi o mínimo possível.
Claude Monet nasceu em Paris, mas viveu a infância e a adolescência em Le Havre. Desde muito cedo decidiu que queria ser pintor. Em 1859, foi para Paris e passa a fazer o que todos os grandes pintores sempre fizeram: frequenta museus para copiar, copiar, copiar, até aprender. No caso dele, o museu era o Louvre.
Matriculou-se no curso tradicional de Belas Artes, mas o academicismo o irritava. Logo saiu e foi estudar com Johan Barthold Jongkind, pintor holandês que influenciou a geração que criaria o Impressionismo. Monet o considerava seu "verdadeiro mestre".
Amigo desde logo de Renoir, Sisley, Pissarro, Bazille, foi com esse último que alugou um ateliê no qual passou a pintar o que queria, sem as amarras do academicismo: os efeitos da luz ao ar livre, as cores aparentemente apenas jogadas na tela, com pinceladas rápidas.
Monet é reconhecidamente um dos orgulhos da França. O que, para quem conhece a França e os franceses, é dizer muito. Na medida em que influenciou a pintura passou a ocupar um lugar de extrema importância nas artes plásticas.
No início recebeu muitas críticas, mas nunca abandonou seu objetivo: pesquisar e pintar como a luz modifica as cores e transforma as paisagens e nossas emoções. 'Ce que je ferai, ce sera l'impression de ce que j'aurai ressenti.' (O que eu farei será a impressão daquilo que terei sentido).
Na imagem de hoje, Soleil Lévant (nascer do sol), nome que Monet deu a esse quadro. No entanto, um crítico de arte, daqueles que não sabem fazer, mas sabem criticar, querendo dizer uma palavra espirituosa, escreveu:
“Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Justamente o que eu pensava: se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado do que esta cena marinha."
Monet e seus amigos pintores pegaram da palavra e a adotaram para batizar a revolução que faziam na arte da pintura. Nascia o Impressionismo.
Acervo Musée Marmottan, Paris
Fonte: Charles Merrill Mount, Monet a biography, 1966
Nenhum comentário:
Postar um comentário