sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LENDAS E MISTÉRIOS DA AMAZONIA...


Lendas e Mistérios da Amazônia
Chico Buarque


Nesta avenida colorida
A Portela faz seu carnaval
Lenda e mistérios da Amazônia
Cantamos nesse samba original
Dizem que os astros se amaram
E não puderam se casar
A lua apaixonada chorou tanto
Que do seu pranto nasceu o rio e o mar
A lua apaixonada chorou tanto
Que do seu pranto nasceu o rio e o mar
E dizem mais
Jaçanã bela como uma flor
Certa manhã viu ser proibido seu amor
Pois um valente guerreiro por ela se apaixonou
Foi sacrificada pela ira do Pajé
E na vitória Régia
Ela se transformou
Quando chegava a primavera
A estação das flores
Havia uma festa de amores
Era tradição das Amazonas
Mulheres guerreiras
Aquele ambiente de alegria
Só terminava ao raiar do dia
Os quindo lá lá
Os quindo lê lê
Olha só quem vem lá
É o Saci Pererê
Os quindo lá lá
Os quindo lê lê

Olha só quem vem lá
É o Saci Pererê
Os quindo lá lá
Os quindo lê lê



Lendas Brasileiras
Aldir Blanc

Dizem lendas que um labro marador
Viu num luzeiral a Saruí
Tendo ao lado dela
Um Par da França
Com a lança e o elmo em fogo de Santelmo
Vendo o marador a meiga Saruí
Transtornou-se em flor de cambuci
Tingida de aniz marijuana
Que azimbra as Malvinas das iguanas...
Ah, o arco-íris virou quebra-luz
Tuma ardilou-se em penas de avestruz
E a minha avó batia pão-de-ló
No sino da igreja do Jarí
Ao ver casar Nhá-Piná e Raoni
Peixe de água doce quis luceliçá
Junto ao seringal do Xapuri
Mas apareceu um Par de França
E disse a ele: "- Esse rendez-vou, cancele!"
E levou o peixe na Praça Paris
Pra estudar na Escola Patati
Onde, diz-se, um pato ao tucupi
Foi graduado Cisne do Itamaraty
E aí, o peixe doce virou caximir
E a onda trouxe um guinga e um Aldir
E foi então que o pobre enriqueceu
Valeu. Todas as lendas são assim:
Pra relembrar o que não aconteceu

Saci

Guinga

Quem vem vindo ali
É um preto retinto e anda nu
Boné cobrindo o pixaim
E pitando um cachimbo de bambu

Vem me acudir
Acho que ouvi seu assovio
Fiquei até com cabelo em pé
Me deu arrepio, frio

Quem vem vindo ali
Tá capengando numa perna só
Só pode ser coisa ruim
Como bem dizia minha vó

Diz que ele vem
Montado num roda-moinho
Já sei quem é, já vi seu boné
Surgir no caminho

Quando ele vê que eu´me benzi
E que eu me arredo, cruz credo
Solta uma gargalhada
Some na estrada
É o Saci


Nenhum comentário:

Postar um comentário