quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SOBRE AGOSTO...NORMANDO BEZERRA.

Agosto, mês especial,


“Não posso ficar, nem mais um minuto com você sinto muito amor, mas não pode ser, moro em Jaçanã, se eu perder esse trem, que sai agora às onze horas, só amanhã de manhã...”. Com essa canção homenageio o saudoso compositor Adoniran Barbosa que se vivo fosse completaria agora 100 anos. Esse gênio do samba provou que São Paulo também sabia fazer esse gênero de música.
Mesmo não tendo nascido no mês de agosto considero-o especial como afirmou o Procurador Anísio Marinho Neto em um artigo publicado neste jornal. Se não, vejamos: na parte musical além do famoso Adoniran Barbosa, nasceram o rei da voz Francisco Alves, o genial Caetano Veloso, o fenômeno Michael Jackson, o maior cantor de frevo Claudionor Germano, os cantores Agnaldo Timóteo, Márcio Greyck e Ed Mota, os compositores Dory Caymmy e Paulinho Tapajós, a inesquecível Clara Nunes e a nossa querida Elba Ramalho. Em 1965 estréia na TV Record de São Paulo o fabuloso programa Jovem Guarda que revolucionou os costumes dos jovens daquela época. Por falar em jovem guarda lembro que seu líder, o rei Roberto Carlos, lançou o seu primeiro disco em agosto de 1959. Em 1967, surgia o movimento musical Tropicalismo. Em 1969 aconteceu o maior festival de música do mundo: o Woodtosk De 1º a 16 de agosto de 2009, o fã clube “Além do Horizonte de Natal/RN realizou no Praia Shopping a primeira exposição no Brasil sobre os cinqüenta anos de sucesso do cantor Roberto Carlos.
Na área religiosa o dia 4 é dedicado ao padre, dia 15 consagra-se a Assunção de Nossa Senhora e no dia 29 nasceu um dos maiores nomes do Espiritismo brasileiro, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.
No setor esportivo aconteceram as fundações dos seguintes clubes de futebol: Botafogo, Palmeiras, Vasco da Gama, Portuguesa de Desportos, Ponte Preta, Brasiliense, América de Sergipe, Rio Branco de São Paulo, Piauí Esporte Clube e o meu Alecrim FC (o bem amado Verdão natalense) que, aliás, no dia 17 de agosto de 1986 conquistou seu último título estadual. Em 2008 foram realizadas as olimpíadas de Pequim (China).
Politicamente recordo que o estado do Rio Grande do Norte foi criado em 7 de agosto de 1501. No dia 13 nasceu Fidel Castro e dia 15, Napoleão Bonaparte. Aniversariam nesse mês as capitais da Paraíba (João Pessoa), de Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e do Piauí (Teresina).
Destaco outras efemérides: dia do advogado, dos pais, do folclore, do estudante, do psicólogo, do economista, do artista, do bancário, do nutricionista, do corretor de imóveis, do maçom, dia da avicultura, do exército brasileiro, do supervisor de educação, do canhoto, dos solteiros, do feirante, do tintureiro, da infância, do combate nacional ao fumo, do soldado, dia nacional da saúde, dia mundial do fotógrafo, da consciência nacional do controle da poluição industrial, e finalizando, com o dia daquele que participa das alegrias e tristezas dos clientes como canta Reginaldo Rossi:”Garçom, aqui nesta mesa de bar você já cansou de escutar centenas de casos de amor...”.

José Normando Bezerra
Geógrafo e Professor
Natal(RN),agosto/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário