domingo, 29 de agosto de 2010

A TEMPORADA DE FAZER AMOR...OU QUANDO O SONHO FICA AZUL...BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


Conhecí mulheres que viveram a vida inteira Esperando um dia...Que viveram o tempo todo esperando uma semana para amar...bastava um dia...somente um dia...
conhecí e conheço, mulheres que trabalham, produzem,tem uma vida equilibrada, mas um dia, vão ao cabelereiro,enceram a casa,põe vestido Novo,para a chegada do amor...de alguém que não pode vir sempre, mas,uma vez por ano, ou uma vez por semestre,quer viver o seu momento especial...Neste dia,se baixam as persianas,lustres se acenderão, o amor vai visitar O CONJUGADO CORAÇÃO...
TINHA UMA VIZINHA,equilibrada, grande comerciante, aprumada,segura, Que, como dona baratinha,tinha dinheiro na caixinha...nas suas conversas falava sempre em negócios,tinha autoridade no assunto,passava o ano como um ser assexuado,mas, sempre fazia alusão a um homem, que quando pudesse,deixaria o lar para passar, uma semana ou um dia com ela...Como aquela semana era aguardada...como aqueles dias lhe dilatavaM a pupila...onde ela escondia no resto do ano, aquele sorriso que ela exibia, quando o amor lhe tocava o Conjugado coração? é assim, amor e sexo faz bem...e, as vezes,BASTA um DIA,para a gente se esbaldar, com a nossa fantasia...é um santo remédio um grande amor...um grande encontro..sonhar com o dia ou a semana de fazer amor...se preparar para ISTO...E NÃO,SIMPLESMENTE TRATAR AS COISAS DO AMOR, como um prato frio,que é aquecido no microondas e é servido...daí a queixa:SIRVO O SEU PITÈU NA CAMA, E NADA DELE COMER...TELEFONE E É VOZ DE DAMA, SE PENTEIA PARA ATENDER.
Vou fundadmentar o que eu disse,mostrando a poesia de Chico Buarque,que pensou em tudo, e cantou e decantou todas as situações da vida...escutem estaS MÚSICAS E VEJAM E APRECIEM ESTRAS LETRAS...o resto, depois eu conto. Estas músicas traduzem situações especiais e reais, e voce, amiga,já viu,conheceu ou vivenciou todas elas.
POR OUTRO LADO,uma agricultora certa vez me procurou,com as pernas todas feridas,com erisipela, e eu perguntei o que tinha ocorrido...ela me respondeu:foi meu marido, que na hora de se servir,fere minhas pernas com as unhas dos pés...





Basta Um Dia
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque


Pra mim
Basta um dia
Não mais que um dia
Um meio dia
Me dá
Só um dia
E eu faço desatar
A minha fantasia
Só um
Belo dia
Pois se jura, se esconjura
Se ama e se tortura
Se tritura, se atura e se cura
A dor
Na orgia
Da luz do dia
É só
O que eu pedia
Um dia pra aplacar
Minha agonia
Toda a sangria
Todo o veneno
De um pequeno dia

Só um
Santo dia
Pois se beija, se maltrata
Se como e se mata
Se arremata, se acata e se trata
A dor
Na orgia
Da luz do dia
É só
O que eu pedia, viu
Um dia pra aplacar
Minha agonia
Toda a sangria
Todo o veneno
De um pequeno dia





Suburbano Coração
Chico Buarque


Composição: Chico Buarque
Quem vem lá
Que horas são
Isso não são horas, que horas são
É você, é o ladrão
Isso não são horas, que horas são
Quem vem lá
Blim blem blão
Isso não são horas, que horas são

A casa está bonita
A dona está demais
A última visita
Quanto tempo faz
Balançam os cabides
Lustres se acenderão
O amor vai pôr os pés
No conjugado coração
Será que o amor se sente em casa
Vai sentar no chão Será que vai deixar cair
A brasa no tapete coração

Quando aumentar a fita
As línguas vão falar
Que a dona tem visita
E nunca vai casar
Se enroscam persianas
Louças se partirão
O amor está tocando
O suburbano coração
Será que o amor não tem programa
Ou ama com paixão
Mulher virando no sofá
Sofá virando cama coração
O amor já vai embora
Ou perde a condução
Será que não repara
A desarrumação
Que tanta cerimônia
Se a dona já não tem
Vergonha do seu coração




Valsinha
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque / Vinícius de Morais
Um dia, ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar
E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto, convidou-a pra rodar
E então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar
Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar
Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar
E cheios de ternura e graça, foram para a praça e começaram a se abraçar
E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouvia mais
Que o mundo compreendeu
E o dia amanheceu
Em paz
Mulheres de Atenas
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

Quando amadas se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas, cadenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas

Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas

Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas

Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas, morenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas

As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas, não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
As suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas







Biscate
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque
Vivo de biscate e queres que eu te sustente
Se eu ganhar algum vendendo mate
Dou-te uns badulaques de repente
Andas de pareô, eu sigo inadimplente

Chamo você pra sambar
Levo você pra benzer
Fui pegar uma cor na praia
E só faltou me bater, é
Basta ver um rabo de saia
Pro bobo se derreter


Vives na gandaia e esperas que eu te respeite
Quem que te mandou tomar conhaque
Com o tíquete que te dei pro leite
Quieta que eu quero ouvir Flamengo e River Plate


Faço lelê de fubá
Faço pitu no dendê
Sirvo seu pitéu na cama
E nada dele comer, ai
Telefone, é voz de dama
Se penteia pra atender


Vamos ao cinema, baby
Vamos nos mandar daqui
Vamos nos casar na igreja
Chega de barraco
Chega de piti


Vamos pra Bahia, dengo
Vamos ver o sol nascer
Vamos sair na bateria
Deixe de chilique
Deixe de siricotico

Nenhum comentário:

Postar um comentário