domingo, 22 de agosto de 2010

SÔBRE A IDADE...


* * *A MINHA MÃE TINHA HORROR A QUEM LHE PERGUNTAVA A IDADE...as vezes respondia:eu tenho a idade que eu aparento...ou dizia sua idade á menos...Uma vez Geraldo Guerra desabafou:eu estou com mêdo de ficar mais velho do que a tua mãe...a minha idade aumenta,mas, a dela estacionou.Mamãe dizia que a mulher envelhece da cintura para cima...e que o homem envelhece da cintura para baixo.
Dr Nestor dos Santos Lima ficava triste quando morria alguém da sua idade...ydila lima,sua irmã, muito espirituosa,pensou numa maneira de tira-lo da depressão, quando morresse alguém do seu tempo...Certa VEZ O TIO NESTOR CHEGOU TRISTE E DISSE:Pronto,estou perto de morrrer...morreu fulano de tal, que nasceu no ano que eu nascí...tia ydila retrucou:fique tranquilo que a morte
não é serviço militar, que chama pelo ano do nascimento.


A MINHA IDADE

I
Muita gente se preocupa
Com a idade cronológica
Como se esse detalhe
Tivesse a menor lógica

II
Existem velhos bem moços
E moços já bem surrados
Quero ver alguém ser velho
Tendo no banco uns trocados

III
Vou revelar com orgulho
Um segredo de estado
Bem no início de julho
Fico um pouco mais rodado

IV
Se me perguntam a idade
Não me faço de rogado
Uso da sinceridade
Aos que me tem indagado


V
Faço um esforço imenso
E pra responder me empenho
Tenho a idade que penso
E não a idade que tenho

VI
E antes que eu esqueça
Do que estava falando
Vejam na minha cabeça
O topete desbotando

VII
Não vou pintar o cabelo
Com esse rosto enferrujado
Pensem num desmantelo
Um velho recauchutado

VIII
Mas vamos ao que interessa
Àqueles mais fofoqueiros
Não sei pra que tanta pressa
Em saber dos meus janeiros

IX
Já fiz todo o possível
Pra não fugir do assunto
Idade é coisa indizível
E a de ninguém eu pergunto

X
Não sou velho, nem sou novo
Digo que estou meio usado
Se for na onda do povo
Vou ficar complexado

XI
Se digo tenho oitenta
Vão me achar conservado
Mas se falo em sessenta
Exclamam tais acabado!

XII
No ano em que nasci
Mudaram o nosso dinheiro
E logo que eu cresci
Conheci o tal Cruzeiro

XIII
Prestei serviço ao TG
Em ano dos mais fajutas
Jânio resolver “correr”
Culpando as forças ocultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário