quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OPINIÕES SOBRE O RESULTADO DAS ENTREVISTAS...

SERRA...



Claro que as torcidas devem ter ficado frenéticas: uma parte falando da segurança do seu candidato, e a outra espinafrando o casal Bonner/Fátima.

Serra se mostrou seguro na entrevista, isso é fato. Mas é fato também que Bonner, na maioria da entrevista, o deixou à vontade.

Ele estava errado hoje por deixá-lo assim?

Não, fez uma boa entrevista, fez questionamentos corretos, como o do pedágio e o da participação de Roberto Jefferson, que era o que se esperava. Na verdade ele fez errado nos dois dias anteriores, com aquela agonia maluca de querer interromper o tempo todo. Deve ter feito uma autocrítica, e viu as péssimas entrevistas que fez com Dilma e Marina, interrompendo-as toda hora. Faltou apenas jogar FHC no colo de Serra de maneira convincente.

Bom entrevistador é o que conduz a entrevista de forma que o entrevistado fique à vontade e fale, e não interrompendo o tempo todo.

Dilma foi a mais prejudicada porque foi a primeira, e talvez não esperasse aquele comportamento maluco de Bonner, até porque não está acostumada com o debate político, o que é normal. E se mostrar nervosa durante uma entrevista não significa que não será boa governante. As duas coisas não tem necessariamente relação.


Marina de certa forma já é mais preparada para o embate, porque tem 16 anos de Senado e foi deputada, além da sua própria história. Soube se impor quando necessário.

Já Serra não enfrentou as interrupções frequentes de Bonner. Isso ajudou bastante. Pode falar o que quis, e ainda teve espaço para falar de sua história pessoal.

Com isso acabou a série do Jornal Nacional. Estas entrevistas são muito mais importantes do que os rostos maquiados e sorrisos falsos que permearão o horário eleitoral gratuito.

O único fato lamentável é a Rede Globo não ter convidado Plinio de Arruda Sampaio. Apesar de não concordar com suas idéias, ele é um quadro respeitável...

MARINA...

A candidata do PV, a Senadora Marina Silva, mostrou segurança e preparo na entrevista de hoje do Jornal Nacional.

O apresentador Willian Bonner, que ontem ficou querendo aparecer mais do que a entrevistada, hoje acabou levando um chega pra lá de Marina, que não se deixou interromper pelo afoito entrevistador, que não se mancava. O cara estava tão ensandecido que ainda tentou ligar Marina ao mensalão, como se ela tivesse algo com isso, apenas pelo fato de ser do PT. Como Marina é educada, saiu-se de maneira suave. Se fosse com Ciro Gomes, provavelmente teria levado um belo coice.

Marina acabou se saindo muito melhor do que Dilma, até porque teve a oportunidade de ver a agonia do entrevistador, e aí deve ter treinado para não se deixar interromper. Além disso, Marina tem muito mais tempo de vida política e de debate que a petista, o que facilita na hora do aperto.

Posso estar com viés, porque além de gostar de Marina votarei nela, mas pelo que vi nos comentários do Twitter, seu bom desempenho parece que foi consenso.
tido sério.




DILMA...

A participação de Dilma Rousseff no Jornal Nacional de hoje causou muitas reações no Twitter, várias delas sobre o comportamento do casal Bonner de apresentadores durante a entrevista (sic). William Bonner pareceu tão empolgado em interpelar a candidata, que sua esposa Fátima Bernardes teve que solicitar aquele velho e bom “só um minutinho” ao maridão (10 min. e 33 seg. do vídeo).

Engraçado é que na transcrição que o site do JN fez da entrevista (reproduzida ao final deste post), o “dá um tempo” de Fátima foi inscrito com uma reticência na fala de Dilma Rousseff.

“…”

Outra coisa curiosa é que numa parte da entrevista aconteceu um efeito espacial esquisito no áudio do microfone da candidata Dilma. A impressão é que a ex-ministra falava dentro da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário