domingo, 1 de agosto de 2010

DR OCTACÍLIO DA COSTA LYRA...


FOTO HISTÓRICA...COMORAVA-SE OS OITENTA ANOS DO PATRIARCA TÔTÕ JACINTO...FOI NO OITÃO DA CASA DE SEU ARISTIDES E DONA IRACEMA PORPINO...GENRO E FILHA DO ANIVERSARIANTE....NA CABECEIRA DA MESA, TEMOS DR OCTACÍLIO,O MÉDICO DA CIDADE...
SEU HERÁCLITO,IVAN ARRUDA,ZÉ VEIRA,SEVERINO DA BANCA, SEU TÕTÔ,DR OCTACÍLIO,REGINALDO MIRANDA, MEU SOGRO,CARLUCE E AGENOR GALIZA.
SEU ARISTIDES ESTÁ DE PÉ,SERVINDO...TODOS JÁ MORRERAM, COM EXCEÇÃO DE DONA IRACEMA PORPINO, QUE NOVENTAGENÁRIA, ESTÁ FAZENDO A CAMPANHA DO NETO,CLÁUDIO PORPINO EM NOVA CRUZ.


Eu sempre fui uma criança inteligente...muito cedo aprendi a conhecer um homem de bem...Eu ainda menino, tinha aula de ciências físicas e biológicas, no colégio Nossa Senhora do Carmo, com o Dr Octacílio Lyra...o médico da cidade...saí da condição de seu aluno, para ser seu fã,seu admirador...O Dr Octacílio ia , todo dia , dar aulas de ciências físicas e biológicas as crianças da minha geração...foi aí que eu conheci um homem bom...foi aí que eu conheci que ser médico é imitar a Deus...Dr octacílio nos ensinava tudo...ciencias, biologia,mas na sua dedicação, o seu empenho,a sua humildade,nos ensinava grandezas, valores,e com que prazer, aquele homem culto,nos falava de tudo...crescí o adorando...e ele sabia disto...depois me ensinou francês,depois me falou de Chopin,depois me falou de Jorge Amado,de todo o universo.
Em Nova cruz, tudo devia se chamar DR Octacílio Lyra...acompanhei-o até os seus últimos dias,deixei-o no hospital, e o entreguei ao leito de morte,pois depois do seu internamento, ele só viveu tres dias...NA SUA VELHICE, toquei muitas canções francesas para ele se deliciar , no teclado, em búzios...ELE JÁ OCTAGENÁRIO CANTAVA, E DEITAVA OS OLHOS TRISTES NA IMENSIDÃO DO MAR, E SABIA ESCUTAR ACORDES DE CARINHO E DE GRATIDÃO... A0 chegar na catedral antiga de Natal, hoje as 19 horas,chorei um minuto, quando avistei o seu neto querido, LEO, agora um homem, arquiteto,segurando a plenitude da vida na mão...este neto era a grande dedicação e preocupação de meu velho professor,pois pra ele, era o avô e o pai...chorei um minuto, na minha solidão,depois, enxuguei as lágrimas, para assistir o casamento de outra neta sua,NATÁLIA, filha de Marcelo Abdon lyra,meu amigo e parceiro...depois fui ao Versales,para a recepção do casamento, e pude reviver a amizade e a alegria de encontrar todos os filhos do meu querido professor,Dr Octacílio Lyra...
ainda hoje,a honestidade de Dr Octacílio, me lembra que um homem pode ser honesto, e que medicina não é só para se ganhar dinheiro...A vida de Dr Octacíio, foi a coisa mais linda que eu já ví na vida... SAUDADES MEU QUERIDO VELHO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário