terça-feira, 29 de janeiro de 2013

UM GRANDE NOVACRUZENSE...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




Hoje amanhecí com saudades...sonhei a noite toda, numa festa na casa de MURILO DELGADO.

               MURILO DELGADO FOI O MAIOR EXPOENTE DA MINHA TERRA...

Era advogado brilhante,um poeta nato,conhecia muito bem o Direito, e com a sua eloquência, impressionava o júri e os fóruns...

era um homem muito engraçado na vida, na sua maneira de encarar o dia a dia.

Esta admiração por Murilo,surgiu aos meus cinco anos,quando ouví,num júri, na prefeitura de Nova Cruz,invocar esmeraldas, ametistas,topázios, e dar um Show de conhecimento sobre pedras preciosas...

 a criança que o escutava se impressionou pela beleza do seu discurso, pela aura da sua poesia,e desde este dia parava para escutar Murilo...Anos depois, perguntei ao seu filho, João Alberto, onde Murilo arranja tanta coisa bonita...ele respondeu:ERA UM LEITOR VORAZ E DIÁRIO, DE VOLTAIRE...


Nos meus primeiros porres,aos treze anos, ia para a mesa de Murilo,no comercial atlético clube,e fazíamos poesias inéditas e na hora,passávamos uma hora versejando...

CERTA vez ele perguntou a uma tia,Bernardo tem algum problema?

 a poesia dele é triste...


Nos anos sessenta, a poesia chegava a Nova cruz por Murilo Delgado, Diógenes da cunha Lima,e Nilson Patriota...eu sempre fui atento ao que estes poetas falavam,e tinha mamãe em casa para comentar sobre o mundo das letras,inclusive sobre Artur da Távola.


Acho que Murilo Delgado foi o maior, por que era plural,por que tinha a vida de poeta,como Vinicius de moraes,só que o seu amor era de uma só mulher...RUTH Mousinho,novacruzense...

Murilo idolatrava Ruth...Ruth sempre gorda,com 150 kilos,com muitos filhos...mas ele via nela, a menina môça que ele roubara de seu Toscano, o pai revoltado...á época...

situação apascentada pelas mãos amigas de Lauro e Joanita Arruda,que eram Gurus, médicos de almas,amigos,solidários,e que endossavam amor...que endossavam, também, as coisas do amor.


As FESTAS DE MURILO NÃO TINHAM HORA PARA ACABAR...não se olhava relógio...Murilo com um copo de Whiskye comandava a festa, era o último.
Nas sextas feiras,o filho João Alberto,tinha a missão de aguardar terminar o happy houer do hotel internacional dos reis magos,para levar Paulo Tito,para tocar o seu fim de semana,no piano de casa....o que menos importava era a despesa...a casa de Murilo era na Prudente de Moraes,vizinho onde hoje é uma churrascaria,em frente ao CDF.
Na época das festas da prudente, fiquei distante de Murilo...em virtude de ter tomado partido, num movimento para expulsar um cunhado seu do nosso clube:Maninho...quando Murilo soube que eu estava NO MOVIMENTO QUESTIONOU:até Bernardo está apoiando isto? ficou frio...perdí a convivencia com Murilo, no período que fiz medicina...


             Passei dez anos em Santo Antonio do Salto da onça,clinicando, dirigindo o Crutac...

               Um dia Murilo se encontrou com um cunhado meu e pergumtou por mim:onde anda Bernardo...Carlos Alberto respondeu:mora em Santo Antonio do Salto da Onça...Murilo respondeu:DIGA A BERNARDO, QUE EU MANDEI DIZER QUE ELE ESTÁ PERDENDO TEMPO EM SANTO ANTONIO...BERNARDO É MUITO INTELIGENTE, E AQUILO NÂO É LUGAR PARA ELE NÃO...BERNARDO NÂO È MÈDICO PARA MORAR NO INTERIOR... recebí o recado, e fiquei pensativo com a observação do meu amigo.


               Voltei para Natal,e me encontrei com Murilo no trânsito,já sequelado de AVC,já cego de um olho...nunca podemos mais reatar as duas pontas da vida...a Murilo ja pesava a morbidade da doença e a mim, já faltava o EU, e esse EU era tudo...
Fico impressionado,por que em Nova cruz,nada se chama Dr Murilo Delgado...mas relembrando o glossário da sua poesia,encontro uma resposta sua:NOVA CRUZ É UMA FADA,MAS QUE TEM UMA VARA DE CONDÃO PARA EXPULSAR OS FILHOS DA TERRA.

POST SCRIPT. certa vez questionei murilo sobre a inteligencia de uma pessoa...ele respondeu de pronto:a inteligencia de fulano é MERDA de cabra, elevada a enésima potencia...
Hoje, moram em Natal,tres irmãos de Murilo...O Padre Normando Delgado,QUE FALECEU HÁ UM ANO,Maria do Carmo e Gelza.
Murilo terminou os seus dias , como procurador aposentado do D.E.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário