domingo, 1 de maio de 2011

UM AMIGO QUERIDO...DR MENGUITA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...









Vez por outra, e frequentemente,para na minha porta uma Hilux fechada, do ano,e desce um homem de branco com uma caixa ou uma bacia de plástico ,cheia de frutas....São cajús,mangas ou cajás...estamos na temporada de cajás.Estas frutas são de macaíba, terra das doces frutas e das grandes almas...lá nasceu a poetisa Auta de Souza, amiga do peito da minha avó materna, a também poetisa Ana Lima, de quem ganhou como um adeus, a última poesia da poetisa Macaibense, já escrita no leito de morte....A poesia foi dedicada á doce sabiá da mata, que era, como Auta de Souza ,chamava a amiga...

Sempre este senhor de branco, desce as pressas, pois vai entrar no Plantão do pronto socorro Clóvis Sarinho...ao analisar este mundo cão, o mundo dos interesses, reconheço como este ex aluno de pré vestibular, este ex aluno de Faculdade de Medicina, este amigo selecionado pela própria vida, gosta de mim e me tem atenção...
Acordei agora, e tomei 500ml do sulco de cajá,puro, doce , extraido com o processador,sem acidulantes,degustei o sabor da fruta, e bebi a amizade...tive vontade de abraçar este amigo médico, que só tem um prazer na vida:trabalhar, Dar plantão....vive de plantão, na sua história não tem hospedaria,tem somente estrada...vive de tratar bem os pacientes, vive de ser humano,vive ausente da vida social, mas está presente em milhares de corações , do povo.
Estou me referindo ao meu amigo MENGUITA,sarará,tem os gens de Hermeto e de sivuca, e da lagarta de fogo,e tem um coração puro, cheio de amor e humildade....tantas vezes perseguido, por ser um homem bom....Jesus Cristo sabe o que é ser perseguido,por ser um homem bom...
MENGUITA mora em Macaíba, mora num sítio,pode trabalhar dez dias seguidos, mas todo dia, ele tem cinco minutos, pelo menos,para pedir a bênção ao seu pai, e perguntar aos olhos dele, o que é que está faltando?
Menguita certa vez me confidenciou: o meu prazer é trabalhar...não gasto dinheiro com nada...por que não gosto...a fora isso, além de viver de plantão,o seu prazer, é nas folgas,pessoalmente lavar os carros....na sua casa tem um setor completo de lavagem de carro...bombas, diques,para uso e prazer pessoal....
Quero, com minhas palavras escritas, mandar um grande abraço para Dr Menguita, e lhe dizer do meu apreço pela sua pessoa, e lhe dizer que tudo isso me passou na cabeça, agora, no café da manhã,em Santo Antonio, quando me deliciei com os seus cajás, em forma de suco e bem querer...Faz vinte anos que este homem me faz o bem...Me trata, como se eu fosse a Primavera...

EU SOU COMO O PAI DE SIVUCA,que foi do sítio para a feira de Itabaiana,AS CINCO DA MANHÀ, comprar os gêneros alimentício que estavam faltando...e, as cinco horas da tarde voltou com um balaio, que tinha três coisas:UMA CESTA DE MANGABA,UM FILHOTE DE GATO ANGORÁ, E UMA SANFONA USADA....SEM PERCEBER, ele tinha comprado o maior sanfoneiro do mundo, SIVUCA.
Sivuca, ao receber a sanfona,com sete anos,sentava debaixo de uma árvore frondosa, numa pedra,na beira de uma lagoa... Nas folhas ele enxergava nota musicais,no céu ele sentia a mão de Deus, e este cenário de roça, lagoa, pobreza e estrelas,foi a a sua partitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário