quinta-feira, 12 de maio de 2011

A PONTE DE TRAJANO...


Engenharia: Ponte de Trajano (Chaves) c.100 d.C



A Ponte Romana, em Chaves, norte de Portugal, também conhecida como Ponte de Trajano, sobre o rio Tâmega, é outro notável exemplo da engenharia Romana.

Construída no final do Século I e princípio do Século II, durante o reinado do Imperador Trajano (c.53 – 117 d.C), fazia parte do complexo viário que unia Roma a suas províncias Hispânia e Lusitânia.

Naquele tempo, a cidade de Aqua Flavia (hoje, Chaves) era uma importante localidade Romana, cruzamento entre outras Vias e um grande centro termal. É notável a preocupação com a elegância e a leveza de seu desenho.

Com 140 metros de comprimento, toda em granito, está em bom estado de conservação. Dos 22 arcos iniciais, conserva 16, 12 dos quais são visíveis; 4 estão soterrados sob o casario ali implantado ao longo dos tempos, e sobranceiros ao rio.

Ela resistiu sempre às históricas cheias do Tâmega e suas fortes correntezas e mais, ao tráfego de automóveis, que dela se utilizaram até 2008!

Antes da ponte, a travessia do Tâmega era feita pelo leito do rio, o que só podia ser realizado no verão. Pouco se sabe da data exata de sua construção, mas sabe-se que escravos capturados na região trabalharam nela pelas inscrições nas duas colunas que estão em seu centro.

Essas colunas não estavam ali originalmente. Foram trazidas da Via Romana que levava até a ponte. Uma registra os escravos e municípios envolvidos na obra e a outra honra o Imperador Trajano.

Além de saber que aquele era o caminho que levava a Roma, o que torna muito especial conhecer Chaves é a coluna conhecida como Padrão dos Povos, datada de 79 d.C, tendo sido descoberta a 27 de Agosto de 1980, no leito do rio Tâmega, junto à ponte. É cilíndrica, em granito, perfeitamente vertical e com espigão na base.

Toda ela é ornamentada com inscrições honoríficas em caracteres latinos com dedicatória das "civitates" a todas as autoridades romanas mencionadas, que são os imperadores Vespasiano e Tito, e outras autoridades provinciais Romanas; por motivo ainda não alcançado, apesar de exaustivas pesquisas, o marco foi dedicado também às dez “civitates”, ou povos do “conventus” bracarense (de Bracara Augusta, atual Braga). A coluna está conservada no Museu de Chaves.

Sua descoberta e posterior análise, em comparação com as que estão sobre a ponte, levaram alguns historiadores à polêmica conclusão que as duas últimas não são originais da época da construção da Ponte de Trajano.



Chaves, Portugal
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Trajano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_dos_Povos

Nenhum comentário:

Postar um comentário