segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RELEMBRANDO NOVA CRUZ...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


os concluintes do curso ginasial, do Colégio  Nossa Senhora do Carmo...ano 1970.IRMÃ GEMA, A DIRETORA...NÚBIA, ALBERTINA,ANA,BENEDITA,HELVANIRA E PADRE MATIAS...
BERNARDO,CARLOS DE SEU TENÓRIO,LUIZ EDUARDO, DE TACIMA, FÁTIMA DOS ANJOS, DE SERRA DE SÃO BENTO,LINDALVA DO PASSA E FICA, VELÚZIA,SILVANA, ELIETE DO PASSA E FICA, E EVA.EU TINHA 15 ANOS...

          Viví a infância e a juventude em Nova cruz...alí não conhecia a maldade,a ganancia,o fardo da vida...morava na rua do grupo,onde só passavam estudantes,quando passava mais alguém era a esperança, o porvir...as noites eram grávidas de lua e ávidas de luz elétrica...
          já adolescente, tinha passe livre no Cine Éden,o cinema do meu tio paulo BEZERRA,ONDE NUNCA NINGUÉM DEIXOU DE ASSISTIR A UM FILME POR QUE NÃO PODIA COMPRAR O INGRESSO...
          TODO MUNDO levantava uma patente para entrar de graça...eu sou irmã da rapariga do cabo...
          eu sou prima da lavadeira de Dona Lindalva...
          eu sou amigo de Paulinho...
          eu vim com Joana Ganchão... a Deusa do cabaré,que tio Paulo protegia semanalmente...posso dizer literalmente:no tempo da maldade , acho que eu não tinha nascido...
          A projeção do filme começava as 20 horas, após ser tocado um prefixo, pela difusora do cinema...a música era 0 guaraní, de carlos gomes...o cinema concorrente era o cine pio XII...O SEU PREFIXO ERA A MÚSICA:PETIT FLEUR...
          Certa hora, Tio Paulo perguntava:Lídio, seu Santino já entrou? entrou seu Paulo...
então tá na hora de iniciar a projeção...Seu Santino era vizinho do cinema,pontual, entrava cinco minutos antes...era o relógio do cinema...
          Quando o filme começava, os donos olhavam para pracinha, e observavam se alguém conhecido tinha deixado de entrar por falta de dinheiro...estes eram convidados a entrar...Luiz Eduardo Carneiro, o eterno secretário do estado, nos confessou, que muitas vezes,foi beneficiado por este perdão...todo Novacruzense foi beneficiado com um gesto nobre do velho Tio Paulo...
          Nova Cruz era dividido pela UDN E PSD...No comercial atlético clube, do lado direito ficavam as mesas dos udenistas...a nossa era a 38, cativa...do lado esquerdo, as mesas do PSD,entre um lado e outro, a faixa de gaza...
          Outra coisa que dividia a cidade era o CORDÃO...NÓS ÉRAMOS DO CORDÃO AZUL,A COR DO MANTO DE NOSSA SENHORA...A CANDIDATA DO CORDÃO AZUL FOI TÂNIA CARNEIRO...
A CANDIDATA DO CORDÃO VERMELHO FOI MARGARIDA DE HONORATO,VENCEU, PARA A NOSSA TRISTEZA E A DE MINHA MÃE...

          * E EU IGUAL A TODA MENINADA...QUANTAS TRAVESSURAS EU FAZIA,JÔGO DE BOTÕES PELAS CALÇADAS, EU ERA FELIZ  E NÃO SABIA...*

Um comentário:

  1. Bernardo, que tempo bom! Eramos felizes e não sabíamos! Parabéns por contar histórias de sua aldeia. Leon Tolstoi disse uma vez:"ESCREVE SOBRE TUA ALDEIA E SERÁS UNIVERSAL".

    ResponderExcluir