sábado, 10 de agosto de 2013

DE QUANDO SE ROMPEU UMA PRIMAVERA NO CORAÇÃO DE UM POETA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.





          Ah! eu só queria ser a sua primavera, e depois morrer...era assim que falava Vinícius de Moraes...

          Acordei hoje compulsivamente,desejando um grande jardim, onde eu sentasse o meu corpo e passeasse a minha alma, com os pássaros e as borboletas...

          Um homem que trabalha precisa  recompor as suas paixões sentindo flores, aromas,pássaros, borboletas, para se rejuvenescer de delírios...
          Desde criança que namoro flores,sigo pássaros e flutuo no ar diante destas belezas de DEUS...
          Não vou ao florista,pois não gosto de flores mortas...visito somente canteiros, onde a natureza está viva...viva como esta primavera que se rompe dentro de mim,tão rutilante como uma hemoptise,tão verde como um grande amor, e tão azul como um sonho desejado...
          Vou ao viveiro de mudas, sozinho,a moça sente a minha necessidade de flores, de jardins, quer que eu compre todas as mudas...Afinal eu estou recompondo três canteiros gigantes que estavam destruídos e abandonados, e eu  decidí investir e concluir os meus sonhos..compro alamandas amarelas,jasmim manga vermelho,papoulas róseas,ixóreas gigantes,mussaendras da jamaica brancas...enfim fiz a feira sabática que todo poeta deveria fazer, quando amanhecesse desejando uma primavera...
          À saída, os funcionários enchem as camionetas de mudas, sob o protesto veemente de um bem-te-ví...o pássaro amarelo e preto pousou no muro, olhando o carregamento das mudas...eu nunca tinha visto um bem-te-ví tão revoltado...gritava se queixando,erguia o peito, enchia-o de ar e protestava:este jardim é meu,não carreguem as minhas plantas,gritava,estufava o peito, abria as asas,parecia estar de fraque...enlouquecido...lamentei não ter uma máquina de filmar, para documentar a cena...
          Tenho certeza que ninguém viu...eles estão surdos...eles perderam a sensibilidade...Ninguém enxerga mais á natureza...o amor virou um grande negócio...e a angústia suja o coração do homem de tisna...
          Não pude me desculpar com o bem-te-ví, mas escutei o seu reclamo...aprendi a escutar os pássaros que cantam no meu quintal e sou fã da primavera, pelo fato dela não escolher jardins...
          NA PRIMAVERA,as flores se abrem com a mesma beleza,na lata do jardim do peão, como na jardineira do jardim do barão...È DEUS, didaticamente mostrando a igualdade dos homens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário