quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONHEÇA SUELI COSTA...A MAIOR COMPOSITORA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS...

SUELI COSTA, 70 ANOS

home_ft2
Sueli Costa, uma carioca criada na mineirice
Sueli é uma daquelas artistas de sustança. Um destaque em um universo predominantemente masculino onde a composição se faz presente. Sim! Exceção porque conta-se nos dedos as artistas que cantam e tem a quantidade de composições de qualidade que a artista carioca tem. Arriscaria até a dizer que após Maysa e Dolores Duran com suas composições na década de 50, Sueli foi a que melhor soube preparar o terreno para a seara de compositoras que estavam por vir a partir da década de 70 como Angela Ro Ro, Fátima Guedes e outros nomes de destaque.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1943, a artista foi criada em Juiz de Fora. E foi na cidade mineira que ela começou a ter as primeiras noções e lições sobre música através do piano de sua mãe, Maria Aparecida Correa Costa, que também ensinava canto coral. Na família não pode-se deixar de destacar também os nomes de seus irmãos o pianista Afrânio e o violonista Élcio Costa, além de suas irmãs Telma Costa e Lisieux. Telma, falecida precocemente aos 36 anos em 1989, chegou a gravar alguns lp’s e ganhou notoriedade a partir do dueto antológico no LP “Vida”, do Chico Buarque em 1980. É dela a voz feminina presente na parceria de Tom e Chico intitulada “Eu te amo”.
Ainda em Juiz de Fora, junto com as irmãs, Sueli formou o chamado Trieto, onde participou o de diversos festivais existentes naquela região e começou a dar vazão ao desejo de compor. Essa vontade foi ganhando corpo até que por volta de 1960, ainda em Juiz de Fora, aos 17 anos, Sueli compôs ao violão sua primeira música inspirada em uma participação da cantora Sylvia Telles em um programa de TV e que recebeu o título de “Balãozinho”.
A partir daí deu-se início a exitosa trajetória da compositora sendo gravada por grandes nomes da MPB ao longo desses mais de quatro décadas de música. A princípio ainda tentou conciliar a faculdade com seus anseios maiores, porém chegou um dado momento em que já não era mais possível conciliar tais desejos e acabou abandonando a faculdade no último ano. Principalmente após ter tido a canção “Por exemplo: você” (em parceria com João Medeiros Filho) gravada pelo grupo Manifesto e por Nara Leão em 1967.
Em 1969 mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a compor em parceria com Sidney Miller para o teatro, além de lecionar música em algumas escolas cariocas, até que em 1971 Bethânia inclui no histórico espetáculo “Rosa dos ventos” três composições de Sueli Costa: Aldebarã, Assombrações e Sombra amiga. A partir daí vieram diversos grandes sucessos em parcerias com nomes como Cacaso, Tite de Lemos, Aldir Blanc, Ana Terra, Paulo César Pinheiro, Abel Silva e aquele que seria responsável por seu primeiro grande sucesso através da voz de Elis Regina: Vitor Martins. A pimentinha gravou “20 anos blues” e fez com que os versos da dupla ganhassem projeção nacional elevando o nome de Sueli em definitivo para o hall dos grandes compositores nacionais, compondo diversos clássicos do nosso cancioneiro para os mais variados intérpretes tais quais Simone (Alma, Medo de amar nº 2 entre outros), Maria Bethânia (Coração ateu), Nana Caymmi (Nem uma lágrima), Elis Regina (O primeiro jornal), Fagner (Jura secreta) além de nomes como Lucinha Lins, que dedicou todo um álbum em tributo a compositora. Vale lembrar que a partir de 1975, Sueli que havia sido contratada pela EMI, começou a registrar suas obras. Seu primeiro LP, gravado em 1975, teve como produtor Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário