domingo, 4 de agosto de 2013

DA MEMÓRIA DO MENINO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


          Quando criança,caminhava na rua da Conceição, da casa de meu avô,Professor Celestino Pimentel, até a casa de Tio Nestor dos Santos Lima...
a casa de vovô, hoje, é um anexo do instituto histórico...a casa de Tio Nestor é a rampa da assembléia legislativa...fazia este percurso,com uma tia velha,espirituosa,solteirona, virgem,irmã de Nestor Lima e de Dr. Luiz Antônio...a quem chamava de vovó titia, e ela queria que eu fosse cardeal, e me paparicava muito...
          Neste percurso,passávamos pela residencia das viúvas:Dona Clara, Clarinha, e Anísio Baú, um solteirão...este povo era dedicado a catedral de Nossa Senhora da Apresentação...viviam de casa para a igreja...comungavam diariamente...
          Certa vez, roubaram os santos de Clarinha, o que lhe causou muito desgosto,tristeza, a ponto do Padre Moreira,o Capelão,apelar na hora da pregação, que os que pudessem, dessem um santo a Clarinha,para ela recuperar o seu oratório...

Tia idyla, foi uma das primeiras a se comprometer com esta boa ação...

               Cármem Pimentel,irmã da minha mãe,ao saber da doação, questionou:Tia  idyla...como é que a senhora doa um santo do seu oratório, tão antigo,tão querido, do tempo da sua mãe,á Clarinha ?
              Tia Idyla respondeu de imediato:realmente Cármem eu doei um santo...mas foi um santinho vira lata...

               Outra vez,a esposa de Celestino Pimentel,madrasta da minha mãe,simulou um PITI,e disse que estava morrendo...Tia Idyla, na cabeceira do leito, somente observando a cena...
a velha Francisquinha, exalando as suas últimas bondades,se dirige a Tia  idyla:idyla eu estou morrendo...me perdoe pelo mal que eu lhe causei na vida!...

Tia Idyla séria, impassiva, reage:pode morrer sossegada,Francisquinha, pois se você tivesse feito alguma coisa de ruim comigo, eu teria reagido...a esta altura, Tia Idyla já esfregava as mãos na cara da candidata a defunta...
               Na sala da casa de Tio Nestor, Tia Idyla organizou  A SALA DOS MORTOS...
na parede da frente o retrato de Joaquim e ANA SOUTO, seus pais do assú...entre eles , a imagem da MATER DOLOROSA, que é Nossa Senhora chorando...
nas paredes ao lado, o retrato de todos os seus irmãos mortos:
GALDINO DOS SANTOS LIMA,
DEOLINDO DOS SANTOS LIMA,
NESTOR DOS SANTOS LIMA,
LUIZ ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA,
MARIA SERRANO,uma soprano, QUE MORREU  QUANDO CANTAVA A AVE MARIA, NA CATEDRAL, TOCANDO ORGÃO...era comadre de Dr.Cleone Noronha, que me confirmou esta história...
          QUANDO O VISITANTE  CHEGAVA PERGUNTAVA:COMO VAI DONA IDYLA? ELA RESPONDIA, APONTANDO PARA A MATER DOLOROSA:
          GEMENDO E CHORANDO NESTE VALE DE LÁGRIMAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário