quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MEMÓRIAS DE UM CARA DE NOVA CRUZ...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL




Eu também fui criança, também tive Nova cruz, também tinha uma igreja matriz,tinha uma Nossa senhora,e tinha um vizinho pobre, que me recebia como se eu fosse um Rei...

Eu tinha um rio, tinha amigos e tinha esperança...eu era um menino inteligente e feliz, na minha cidade de interior...eu tinha a casa de seu Sebastião menezes, funcionãrio público municipal, que colocava na prateleira da cozinha, vidros cheios de UVAS e JABOTICABAS,pra me ver chupa-las com prazer...o velho esboçava no semblante, na face , o riso e a satisfação, que o doce das frutas, e o prazer,confortavam a minha alma... alimentavam a minha infancia...

A Casa de Dona júlia Meneses era humilde,mas era alegre, tinha a amizade, tinha o respeito e a consideração, que nem sempre se encontra, nos vizinhos de hoje.Um dia eu vou perguntar ao adivinhão, na rua do adivinhão, aonde está aquele povo bom da minha infancia?...infancia de menino rico criado no meio de cabeceiros, ferroviários, mendigos, admirando-os e amando-os...aprendendo com eles, o que nem a faculdade me ensinou...palpar a essencia boa das pessoas, a simplicidade...compreender e respeitar a vida de cada um...ser solidário...não pensar somente em mim...

Vou procurar na rua da matriz, na rua do grupo,uma parte dos meus sonhos,que eu deixei cair na minha trajetória...provavelmente um neto ou um sobrinho neto, colherá estas sementes de sonhos e a transformarão em realidades, e surgirão outros jardins,que reproduzirão na margem direita do Rio Curimataú, outra porção dos desejos da criança que eu fui e sou.

Nesta sagrada terra dormem os meus pais e os meus avós,dos quais eu já colhí na infancia alguns sonhos, e estou vivendo-os...é assim...é a vida...feliz do homem, que ao chegar na idade a adulta, tem saudade e se lembra do cheiro das sua fraldas,se lembra da criança que foi, da sua igreja, dos seus anjos e santos.

Realmente,fui apresentado a Deus e as coisas boas, em casa,por meu pai e minha mãe, mas o colégio nossa senhora do Carmo, na pessoa de Irmã Luisa, foi muito importante na manutenção eterna desta vida de fé...aos quatro anos, me ajoelhei na Igreja Matriz de Nova Cruz,e pedí a Deus para ser um instrumento da sua paz, como mandara irmã Luiza...pedido que ainda faço diariamente,e até aqui, DEUS NUNCA NOS FALTOU:EBENEZER...


Ebenezer, é uma palavra em Aramaico,o idioma de jesus, que quer dizer:ATÉ AQUI O SENHOR NOS TEM AJUDADO...OU , O SENHOR NUNCA NOS FALTOU...eu estou com Deus e não abro.Quem quizer que vá de qualquer jeito...eu só vou com Deus.EBENEZER...EBENEZER...EBENEZER.


Salve as emoções,que impedem que a mente apodreça num coração sem alma... salve o prazer que ajuda a limapar-nos da angústia que suja o mundo...
Ratifico:quem tiver coração de ferro, que dele faça bom proveito...o MEU é de Carne,e SANGRA TODO DIA...o meu é de saudades e toda dia escuta gente...o meu é de solidadriedade e toca de leve, para não ferir tocando. O meu é Humano e todo dia estende a mão e suplica,compreende e abraça....e quando pode chora.


Quer saber de uma coisa? Eu sou de todo mundo, e todo mundo é meu também.

Um comentário:

  1. Li o que vc escreveu sobre sua infancia, seus amigos , seus vizinhos , sobre Nova Cruz. Revivi muita coisa e como voce Bernardo tambem sinto muitas saudades Continui revivendo tambem para nós seus leitores
    marluce

    ResponderExcluir