terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LÚCIA HELENA, A POETISA DO VALE VERDE, FALA SOBRE A MINHA IRMÃ ,VIOLANTE, E SOBRE A MINHA AVÓ MATERNA,ANA LIMA, A POETISA DO ASSÚ...


"A SAUDADE É A POESIA DE TODO HOMEM" E NELA CONVIVEMOS COM O PASSADO, DO QUAL, RECOLHEMOS AS MELHORES LEMBRANÇAS, COMO O FAZ VIOLANTE PIMENTEL.

O SAUDOSISMO DE VIOLANTE PIMENTEL, QUE NÃO É APENAS PROCURADORA DE JUSTIÇA, MAS UMA ALMA DEVOTADA AOS BONS SENTIMENTOS, AO RECONHECIMENTO DOS BELOS GESTOS QUE MARCARAM A SUA VIDA, É, EXTREMANTE FIEL AO PASSADO, À FAMÍLIA, AOS QUE FIZERAM PARTE DO CENÁRIO MÍTICO DE SUA INFÂNCIA, OUVINDO CAUSOS E LIÇÕES IMPERECÍVEIS.

QUANTO LAMENTO NÃO TER CONHECIDO ANTES, ESSA FIGURA BRILHANTE, NETA DA GRANDE POETISA ANNA LIMA - PATRONA DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN -, COMO JÁ DISSE ANTES, CUJO LIVRO ENCONTRA-SE NO IHG/RN "VERBENAS" E VIOLANTE DESEJA REEDITAR, SE POSSÍVEL, NO MÊS DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DA POETISA - 13-10-1912.
VIOLANTE, SAIBAM, É UMA FONTE INESGOTÁVEL DE SABEDORIA. SUAS REMINISCÊNCIAS SÃO NARRADAS COM EMOÇÃO E HUMOR, MAS, ACIMA DE TUDO, COM FIDELIDADE E GRANDE EMOÇÃO, AOS ACONTECIMENTOS QUE QUE ABREM CAMINHOS DE SORTILÉGIOS ÀS SUAS MEMÓRIAS!

HOJE, JÁ PELAS 18 HORAS, FUI JANTAR NO MIDWAY E ENCONTREI-ME COM O MEU GRANDE PRESENTE ESPIRITUAL DESTE FINAL DE ANO. LÁ VINHA A INESGOTÁVEL FONTE DE LEMBRANÇAS FIÉIS - VIOLANTE PIMENTEL - E SUA FILHA - DIANA - A CAÇADORA, COMO BEM DIZ A LENDA!
FICAMOS NO CAFÉ SANTA CLARA. VIOLANTE ESTAVA COM A SUA FONTE JORRANDO E AS LEMBRANÇAS FORAM SE DESENROLANDO COM UM MISTO DE SATISFAÇÃO E EMOÇÃO, AFINAL, VIOLA - COMO COSTUMO CHAMÁ-LA - AO SE EMOCIONAR, O QUE ACONTECE SEMPRE, ENCHE OS RIOS DOS SEUS OLHOS...QUE BRILHAM E SE ILUMINAM, NA MEDIDA EM QUE RECORDA.
CONTOU-NOS TANTOS FATOS DO PASSADO EM NOVA CRUZ, DOS BELOS GESTOS DE SUA MÃE - LIA PIMENTEL - CUJO TRAÇO DE BONDADE E CARIDADE LHE ACOMPANHARAM ATÉ O FINAL DOS SEUS DIAS.
DENTRE TANTAS PASSAGENS BONITAS, VIOLANTE FALA DE UM DOS GESTOS DE SUA MÃE, AO SABER, COM GRANDE TRISTEZA, QUE UMA AMIGA ESTAVA EXPONDO À VENDA O SEU INSTRUMENTO MUSICAL - ACORDEON - PARA PODER COMPRAR ALGO DE GRANDE NECESSIDADE PARA SUA CASA. DONA LIA PIMENTEL PRONTAMENTE COMPROU O ACORDEON, PRESENTEANDO-O À FILHA VIOLANTE. MESES DEPOIS, PEDIU À FILHA QUE LHE DEVOLVESSE O INSTRUMENTO, O QUAL ELA SUBSTITUIRIA POR OUTRO. NA REALIDADE, DONA LIA PIMENTEL QUERIA DEVOLVER O ACORDEON À SUA AMIGA PARA TORNAR-LHE OS DIAS MAIS FELIZES E CHEIOS DE MÚSICA. EM SEGUIDA, COMPROU OUTRO, DE SEGUNDA MÃO, PARA VIOLANTE, QUE HOJE TOCA PIANO.
MUITOS CASOS, HISTÓRIAS COMOVENTES, O PAPEL DE DONA LIA NA SOCIEDADE, NA POLÍTICA (COMO SIMPATIZANTE), LEMBRANDO A NARRADORA, EM ESPECIAL, DO GESTO DE UM SENHOR HUMILDE, UM ENGRAXATE DE NOVA CRUZ, SR. BALTAZAR, QUE, AO SABER DO FALECIMENTO DE DONA LIA PIMENTEL, APRESENTOU-SE NO VELÓRIO. AO CHEGAR JUNTO DE VIOLANTE, TEVE ESSA EXPANSÃO ESPIRITUAL DIGNA DE UM ESCRITOR FAMOSO. DISSE BALTAZAR: "VIOLANTE, NÃO VOU PERGUNTAR COMO VOCÊ ESTÁ, MINHA FILHA, PORQUE NÃO SE PERGUNTA A QUEM FICOU ÓRFÃ, COMO ESSA PESSOA ESTÁ, PORQUE, NA VERDADE, ELA ESTÁ ENTERRANDO O CORAÇÃO"... E VIOLANTE CONTOU ESTA PASSAGEM JÁ COM O ROSTO VERMELHO E AS LÁGRIMAS DANÇANDO EM SEU OLHAR. MUITAS OUTRAS PASSAGENS INTERESSANTÍSSIMAS SE SUCEDERAM E ATÉ ACONSELHEI-A A REUNIR TUDO ISSO NUM LIVRO, PARA OUTRAS GERAÇÕES DE DONA LIA PIMENTEL, FILHA DA POETISA ANA LIMA E CELESTINO PIMENTEL.

DEIXO, AOS LEITORES DESTE BLOG, EM HOMENAGEM À SAUDADE, O BELÍSSIMO POEMA DA POETISA ANNA LIMA, CONSTANTE DO LIVRO "PANORAMA DA POESIA NORTE-RIOGRANDENSE, DO DR RÔMULO WANDERLEY.

*****************************************************************

MEU SONHO
Anna Lima (1882- 1918)

Na leda infância descuidosa e mansa,
Como o risonho alborescer de um dia,
Era o meu sonho róseo de criança:
- A ventura e a alegria.

Depois, quando te vi, astro formoso,
Do céu do meu viver, boiando à flor,
Tive o meu sonho, ardente e esplendoroso:
A esperança e o amor.

E agora, que deixaste-me e partiste,
Nesta deserta e fria soledade,
Eu tenho um sonho, sempre negro e triste;
A dúvida e a saudade.

Fonte: WANDERLEY, Rômulo C. Panorama da poesia norte-rio-grandense.
Rio de Janeiro: Edições do Val, 1965. p. 221, 222

***************************************************************
Querida e grande amiga Lúcia Helena,

Você, mais uma vez, me emocionou ao entender tão bem, a linguagem da minha alma, sempre transbordando a saudade de tempos idos e vividos. Obrigada pelas palavras carinhosas referentes a mim e à Diana. Obrigada, também, pela referência à minha mãe, que, para mim, representará sempre o sol da minha vida, a lua e as estrelas.
Você, como grande poetisa que é, transformou as minhas emoções e a minha saudade num verdadeiro poema.
Obrigada, mais uma vez, e que Deus proporcione muita luz à sua alma de escritora e poetisa, assim como uma vida longa, repleta de muita saúde e paz!



VIOLANTE PIMENTEL.

Um comentário:

  1. OLÁ, BERNARDO,


    ESSA TROCA DE FIGURINHAS É MUITO AGRADÁVEL.

    BEIJOS AMORE MIO.


    L.HELENA

    ResponderExcluir