segunda-feira, 28 de março de 2011

SOBRE CHARUTOS COM WHISKY...

A arte de combinar charutos e uísques




Fonte: http://www.walkshow.com.br/materia.asp?c=427

Por: Equipe WS






Que tal experimentar o que há de melhor em Cuba e na Escócia em nobre momento de prazer? Isso é possível com a degustação de um charuto acompanhada do uísque correto para uma ocasião especial repleta de sabores intrigantes.



Assim como existe um vinho para cada tipo de alimento, há charutos específicos para serem degustados enquanto se bebe uísque. A harmonização entre esses elementos começa por uma regra básica: charutos de bouquet leve não combinam com o destilado.



O apreciador deve escolher charutos que liberam fumaça intensa, com gosto acentuado. Os produtos que melhor respondem a esse tipo de necessidade são os cubanos. Na origem estão marcas conceituadas e conhecidas por suas características marcantes, como Partagas e Cohiba. O consumidor deve atentar à largura da bitola - quanto mais larga, melhor, porque ressalta o contato do fumante com as substâncias do charuto.



Existem opções nacionais que também atendem a essa demanda com qualidade. A Bahia produz charutos encorpados com paladar picante; uma característica que traz personalidade e destaque aos exemplares baianos. Quando mais amanteigado o charuto, menos recomendado ele é para um consumo aliado à bebida escocesa, e esse é o caso daqueles vindos de locais com tradição mais suave, como a República Dominicana.



Não são todos os uísques que fazem uma união perfeita com essa fumaça. Apenas os mais envelhecidos, acima de doze anos, cumprem a missão com maestria. Uma boa opção é o Buchanans (18 anos - foto ao lado) e entre os mais novos que são recomendados por especialistas estão J&B Scotch Whisky (15 Anos) e também o Johnnie Walker (12 anos).








Para que o ritual seja perfeito e ainda mais prazeroso é importante reservar um momento de tranqüilidade e descontração, ao lado de pessoas queridas. A degustação deve ser feita com calma e atenção, então, escolha um ótimo lugar e entregue-se a essa experiência sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário