segunda-feira, 28 de março de 2011

CONHEÇA VELASQUEZ...


Creio que Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, o maior pintor espanhol, e um dos maiores pintores de todos os tempos, não precisa de grandes apresentações, só alguns dados básicos e curiosidades.

Nasceu em Sevilha, em 1599; descendia de aristocratas portugueses da cidade do Porto, mas ficou conhecido pelo sobrenome da mãe, conforme costume andaluz (porventura ibérico) do sobrenome materno vir depois do paterno.

Conhecido como o pintor dos pintores, não foi suplantado por nenhum outro em sua capacidade de fixar na tela homens e mulheres que parecem respirar. Basta dizer que ele continua a ser um ícone entre seus pares, difícil, raríssimo, a mesma unanimidade em torno de outro nome.

Ele começou a estudar pintura muito jovem; estudava muito, copiando os mestres e observando a natureza e as pessoas de sua cidade. É dessa fase o magnífico óleo sobre tela que apresentamos hoje, “Velha Fritando Ovos” (100.5 x 119.5cm).

Aos 19 anos, casou-se com a filha de seu professor, o pintor Francisco Pacheco. Pouco tempo depois foi convidado para ir a Madrid pintar um retrato; lá, seu imenso talento foi quase que imediatamente reconhecido e ele decide ali viver.

Pouco tempo depois, a conselho de Peter Paul Rubens, o grande pintor flamengo que passava temporada em Madrid, Velázquez vai para a Itália estudar os grandes mestres do Renascimento.

Ele consegue que o rei o envie em missão para comprar quadros que enriqueçam a coleção real e entre 1629 e 1631, visita Gênova, Veneza, Roma e Nápoles; compra telas para o rei, mas, sobretudo, estuda os grandes artistas do Renascimento.

A fantástica riqueza dos museus espanhóis deve muito a Velázquez, ao seu profundo conhecimento do que era perfeito na arte da pintura. Riqueza que seria triplicada com suas telas, comprovantes que são de sua genialidade.



Acervo National Gallery of Scotland
Fontes: www.artfund.org/
www.nationalgalleries.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário