sábado, 22 de setembro de 2012

O DESCARAMENTO DA ESQUERDA FESTIVA DE MERDA...

QUANDO SE CULPA O TERMÔMETRO POR CAUSAR A FEBRE

Carlos Chagas
Nem só os asnos produzem asneiras. Os seres humanos também. Exemplo disso está no discurso pronunciado terça-feira, na Câmara, pelo deputado André Vargas, secretário de Comunicação do PT. Imaginando desafogar seu partido das evidências da corrupção praticada nos tempos do mensalão,  o parlamentar afirmou, da tribuna, haver risco para a democracia brasileira se as sessões de julgamento no Supremo Tribunal Federal  continuarem a ser transmitidas ao vivo.   

Quer dizer, pregou a censura. Ignorou o quanto nossa democracia progrediu depois que o cidadão comum passou a assistir, ao vivo, eventos de toda espécie, credenciando-o a formar sua opinião sem intermediários.  Tempos atrás ouvíamos apenas pelo rádio o relato das partidas de futebol. Ficávamos na mão de locutores de diversos  matizes, uns de boa, outros de má fé, torcendo pelos clubes de sua preferência. Quando íamos ao cinema, uma semana depois, a indignação era geral durante os cine-jornais. Não tinha sido  nada daquilo que os locutores narraram.
Vieram os fatos políticos mostrados ao vivo, como os comícios das “Diretas Já”, a eleição de Tancredo Neves e  sua agonia. Mais tarde, o impedimento de Fernando Collor, a posse do Lula  e quanta coisa a mais, até hoje? Para não falar na tragédia das Torres Gêmeas, em Nova York, ou ainda no recente vexame da seleção  olímpica de futebol diante do time do México.
Ganhou a democracia, e muito, pelo fato de cada cidadão poder tirar suas próprias conclusões do que se passa à nossa volta. Não dá para turvar ou omitir os fatos, ainda que cada um possa interpretá-los como bem entender.
O Supremo Tribunal Federal, através da TV-Justiça, presta inestimáveis serviços à causa pública, pois mostra, vale repetir, ao vivo e sem montagens nem edições, os votos dos diversos ministros, as acusações do Procurador-Geral da República e do relator do processo contra os mensaleiros, assim como a defesa deles, por seus advogados. Qual o risco para a democracia em podermos ver e ouvir,  na hora, tudo o  que está acontecendo? Pelo contrário, o regime se aprimora e  a população se conscientiza. E se vão aparecendo podres praticados por partidos políticos e por  líderes variados, melhor para todo mundo.
André Vargas cometeu o absurdo de culpar o termômetro como causa  da febre. Tinha e tem  todo o direito de defender sua legenda e de tentar livrar o ex-presidente Lula de quaisquer responsabilidades. Trata-se de questão ainda em aberto, que o desenrolar do processo criminal 470 esclarecerá. Mas não será pela proibição da transmissão direta  dos trabalhos da mais alta corte nacional de justiça. Muito pelo contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário