quinta-feira, 29 de abril de 2010

Joanita Torres Arruda Càmara...Mãe Gorda...

Dizem que o cemitério esta cheio de gente insubstituivel...Mas realmente,no decorrer da nossa vida, encontramos pessoas que não mais se repetem...São protótipos da criação, para que a gente se lembre e se espelhe...assim era mãe gorda...
Mãe gorda, era como a pobreza chamava dona Joanita, em Nova Cruz...
Mãe gorda era para o povo, o Remédio na hora certa, a mão rica suspendendo a mulher pobre no seu sofrimento,era a mão enérgica comprando todas as brigas, para reestabelecer de imediato, a justiça... vivia numa constante auto crítica ... tinha meio, começo e fim... a sua verdade era a mais Justa.
Quem conheceu Dona Joanita á idolatrou...era Grande, Plural, tinha convicções, e extremamente justa...enérgica, sem perder a ternura...
Hoje, quando eu vejo uma pessoa em cima do muro,eu me lembro do carater forte de dona Joanita...tinha lado, tinha convicção, virava uma mesa pelos seus propósitos... e isso lhe dava respeito e Prestígio... Segurou a bandeira da cruzada da esperança, não só em Nova Cruz, mas na região agreste...
Quando vim para Natal, quando dizia que era de NOVA CRUZ, imediatamente era recebido como uma pessoa da terra de dona joanita, a Aluizista, era bem acolhido.
Quando terminei a Residencia, e assumí o meu emprego, como médico do Crutac,fui a loja de Dona joanita,parcimonioso,querendo comprar o básico, para montar a minha casa, em Santo antonio...Dona Joanita disse: é pra levar tudo de bom, nada de só o básico, voce é o médico da cidade, aos poucos vai me pagando, tem que ter uma casa alinhada...No outro dia,chegou em Santo Antonio um Caminhão com todos os móveis, que foram pagos sem juros, ao belo parcelamento.
Certa vez, num domingo á tarde, me procurou com uma crise hipertensiva,havia se contrariado...levei-a para o apartamento do médico de plantão,e lhe apliquei uma ampola de Amplictil na veia...ela chocou, a pressão caiu para zero e ela sentada, caiu sobre a cama patente,quebrando-a...foi um dos maiores estresse que eu tive como médico...de um lado seu esposo, Lauro Arruda, chorando e dizendo: perdí joanita,aos prantos...consegui reverter a situação, mas nunca mais fiquei bom do juízo...Nos dez minutos de sufoco, eu dizia na minha mente: é danado, a mulher tem dois filhos médicos,é màe de deputado,é dona da Roda Viva,tô frito... Tô no jornal..
Este episódio fez com que o casal Arruda Càmara,suspendesse o encontro, que teria neste dia, com Ulisses Guimaràes, que se encontrava em Natal.
Hoje, faz dezessete anos do seu passamento...quero homenagea-la, pelo bem que lhe queria...sobretudo nesta hora de políticos tão fracos e sem bandeira...sem convicçào, verdadeiros Navios Corsários e sem bandeiras, como diria Odilon Ribeiro Coutinho

3 comentários:

  1. Bernardo,
    Você tem sido muito generoso com seus conterrâneos e em particular com nossa família. Esta é uma virtude que tem desaparecido com os tempos modernos.
    Muito obrigado pela lembrança da sua amiga Joanita.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bernardo, voce foi fiel e verdadeiro nos seus comentarios, Joanita foi tudo aquilo

    ResponderExcluir