terça-feira, 9 de março de 2010

A DOR DOS BICHOS...

ACORDEI MAIS TRISTE DO QUE ANTES..Esta reportagem da superinteressante me chocou.Jamais o meu relacionamento com a carne será o mesmo...
Jamais eu me esquecerei disto...

Boi na fila do abate: mugidos e choro
Boi chorando antes de ser abatido
Na seção ‘Polêmica‘, a revista Superinteressante de dezembro traz uma matéria contrária à matança de bois para o consumo humano. Primeiro por causa pela violência do abate, que começa muito antes, a partir do confinamento. Para o abate, os bois ficam enfileirados. Antes de morrer, seus mugidos são frenéticos e desesperados. O boi chora, demonstrando total consciência do que acontecerá com ele. Portanto, crime natural.

Segundo o blog Vegana: – “Ao entrar na sala do matadouro, o animal presencia por cerca de um minuto o que está sendo feito com seus companheiros, alguns já pendurados, alguns sendo fatiados em diferentes processos, seu sangue e suas tripas espalhados pelo chão da sala, relata quem já presenciou. Logo o animal tenta escapar, em vão. Está completamente cercado por barras de aço. Neste momento o animal sofre o processo que se chama “insensibilização”. No caso dos matadouros que estive visitando, esta insensibilização é feita com uma pistola pneumática, mas em muitos matadouros a insensibilização ainda é feita a golpes de marreta. A pistola pneumática dispara uma vareta metálica no crânio do animal, perfurando-o até o cérebro. Diz-se que este é um método “humanitário”, pois o animal não sofre dor e permanece desacordado por todo o resto do processo, mas a verdade é que não podemos saber se aquele animal de fato não sentiu dor. Certamente a pistola o torna imóvel, mas o animal não parece desacordado, apenas atordoado e impossibilitado de reagir. Algumas vezes, um mesmo animal precisa ser insensibilizado mais de uma vez, o que mostra que este não é um método “humanitário” nem indolor”.

Um comentário:

  1. Gostariamo muito que os padres divulgassem nas missas que o consumo de carne deveria ser feito com mais respeito. Churrascos, rodízios e festas regadas a sangue são inúteis e cruéis. Isso não é comportamento cristão. Bom mesmo seria abolir completamente o consumo destes alimentos que geram tanto sofrimento aos animais. A dieta livre de carne é uma realidade possível (e saudável) nos dias de hoje. Obrigado padre.

    ResponderExcluir