terça-feira, 23 de março de 2010

GOJOBA...1956...segundo Maria Helena, a filha.

GOJOBA, no Aurélio, quer dizer:coisa sem préstimo , ou seja inútil, que não serve pra nada. Este palavra foi o estopim para uma tragédia em Pedro velho ou vila Nova Rn, na primeira metade do século passado.
em Pedro velho, existiam dois médicos, formados na Alemanha, grandes fazendeiros, com grandes latifúndios... estas terras, ainda hoje, mantém o status cor de muitas famílias da região agreste... SÃO HERDEIROS RICOS, APESAR DAS TERRAS DIVIDIDAS, AO LONGO DOS ANOS.
O DR ORLANDO AZEVEDO E O SEU IRMÃO DR EDGAR AZEVEDO ERAM PESSOAS ILUSTRES, RESPEITADAS E FORAM PREPARADOS NA EUROPA...MUITA CULTURA... MAS , O DR ORLANDO, TINHA PAIXÕES POLÍTICAS, NÃO GUARDAVA DESAFOROS, E LOGICAMENTE TINHA OS SEUS INIMIGOS POLÍTICOS, QUE O APELIDARAM DE GOJOBA...ELE TINHA PAVOR A ESTA PECHA.
O sr Tito, seu opositor ferrenho ,em vila nova,resolveu ir para o sul, e deixar de lado a política...
Tempos depois,retornando a Pedro Velho, seu Tito se hospeda na casa do sobrinho,Manoel Costa, que era o chefe do correio local... induz o telegrafista, seu sobrinho, a passar um telegrama para o DR Orlando Azevedo, avisando a sua volta, e provocando-o...
O telegrama tinha os seguintes dizeres:CHEGUEI, GOJOBA... isto foi o fogo no estopim.Na boca da noite, a sede do correio local é invadida pelo DR Orlando e os seus, o trunfo foi bala...seu tito caiu baleado, e já baleado ainda matou um... TA lá o corpo estendido no Chão... pelo menos três corpos mortos:DR Orlando, o sr Tito, e um funcionário do DR...pessoas boas ,movidas por paixão política acirrada.
dizem que Manoel Costa,pulou o muro de traz, ileso, e pegou o destino do rio,e saiu em Nova Cruz, onde viveu a vida toda, e gostava muito de mim.Nunca tive intimidade de tocar neste assunto a Manoel Costa, pois eu era um rapaz e ele já um senhor, mas esta versão me foi contada muitas vezes e lamentada por PAULO BEZERRA, e confirmada por meu pai, que gostava dos dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário