sexta-feira, 26 de março de 2010

O Novo Código civil


O NOVO CÓDIGO CIVIL - Honório Cordelista

Peço a Buda que energize
Meu coração, minha mente
Fazendo com que os versos
Me cheguem qual num repente
Montados na liberdade
De quem quer brincar somente.
Que eles não tragam mágoa
Só riso, graça e alegria
Despertando em quem os lê
Esse encanto, essa magia
Que somente se revela
A quem ama a poesia.
Marieta dos Prazeres
De Igarassu Belforte
Era o nome de solteira
De uma mulher de sorte
Que teve a sina de ter
Murilo por seu consorte.
Murilo Fuji Kaneko
Um japonês de respeito
Com esse seu sobrenome
Não vivia satisfeito
Por causa das brincadeiras
De um ou outro sujeito.
Por causa do tal Kaneko
De vez em quando brigava
Bastava que alguém sorrisse
Quando ele se apresentava
Murilo perdia a calma
E com o outro se enfezava.

Já no tempo de menino
Nosso Murilo se enchia
Com os gracejos do povo
Que o tempo todo queria
Mexer com o Kaneko dele
E isso lhe aborrecia.
Sabendo as mudanças do
Nosso Código Civil
Que passaram a vigorar
Neste ano no Brasil
Um famoso advogado
Murilo constituiu.
Porque agora é possível
Que se o homem quiser
Pode com o casamento
Se assim lhe convier
Adotar o sobrenome
Da família da mulher.
Usar esse benefício
Ele já imaginara
E ao saber que esta causa
Não seria muito cara
Pediu ao Doutor João Campos
Que desse entrada na Vara.
La na Vara da Família
O doutor fez petição
Deu entrada no processo
Pra fazer alteração
De Kaneko pra Belforte
E aguardou a decisão.
O Juiz Ricardo Braz
Que da Vara estava à frente
Fez a lida do processo
Considerou procedente
E marcar uma audiência
Ele achou conveniente.
Intimou o requerente
E seu cônjuge legal
Para a citada audiência
No fórum da capital
Então no dia marcado
Lá estava o pessoal.
Doutor João Campos Bezerra
Ao lado do seu cliente
Murilo Fuji Kaneko
Já um tanto impaciente
Com a mulher, Marieta
Que também se fez presente.
Logo chegou o juiz
Um senhor meio marreco
Mas na hora que falava
Na sala se ouvia um eco
E foi logo perguntando:
- Não gosta do seu Kaneko?
Murilo disse: - Doutor
Gostar mesmo, a gente gosta
Mas o povo gréia muito
Inda mais se dou as costas
E por causa do Kaneko
Confesso, fiz muita bosta.
É que o meu pavio é curto
Como é comum no Japão
Quando o povo tira onda
Eu esquento o cabeção
Vou logo pro caratê
Sem pedir satisfação.
Doutor Ricardo insistiu:
- Eu entendo a sua queixa
Mas, e a família Kaneko
Já perguntou se ela deixa?
E o seu pai concorda que
Com seu Kaneko se mexa?
- Este Kaneko eu herdei
De meu pai, eu sei bem disso
Honrá-lo por toda vida
Sei que tenho o compromisso
Mas é meu, faço o que quero
Ninguém tem nada com isso.
Depois de ouvir o Murilo
Disse aquela autoridade:
- E a Senhora Marieta
Fale com sinceridade
Dar seu Belforte pra ele
É mesmo sua vontade?
- É sim, doutor meritíssimo
O senhor fique tranqüilo
É tanta zona que até
Eu de vez em quando estilo
Quando o povo brinca com
O Kaneko do Murilo.
A partir dos argumentos
E dos aspectos legais
Concordou com a mudança
O Doutor Ricardo Braz
E pra o antigo Kaneko
Murilo nem liga mais.
Agora sem o Kaneko
Murilo vive feliz
E quando ainda acontece
Que um filho de meretriz
Vem gozar com seu Kaneko
Murilo nada lhe diz.
Só não sei o que é que acha
A tal numerologia
Sobre a troca aqui contada
Talvez se saiba algum dia
Mas parece que foi bom
Ao menos pra poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário