sábado, 25 de julho de 2015

CORDEL...

* * *
Oliveira de Panelas




Uma coisa se eu pudesse

Transformava sem sobrosso

A garganta de Alcione

Botava em Ney Matogrosso

Nem que fosse necessário

transplante de pescoço.


* * *


Leandro Gomes de Barros

Meus versos inda são do tempo


Que as coisas eram de graça:


Pano medido por vara,


Terra medida por braça,

E um cabelo da barba

Era uma letra na praça.

* * *

Raimundo Cassiano

Eu entrei no hospital

Já quase no fim do dia

Ali falei ao doutor

Na mesa de cirurgia

Mexam no meu coração

Mas me deixem a poesia!

* * *

Severino Feitosa

Admiro a mocidade


Não querer envelhecer

Velho ninguém quer ficar

Novo ninguém quer morrer

Sem ser velho não se vive

Bom é ser velho e viver.

* * *


Mocinha de Passira

A gemedeira é um gênero

Da nossa dualidade.

Eu vou gemer com prazer,

Você geme é com saudade,

Pois tá perto da velhice

Ai, ai, ui, ui

Só lembra da mocidade.

* * *

Ugolino do Sabugi

As obras da Natureza

São de tanta perfeição,

Que a nossa imaginação

Não pinta tanta grandeza!

Para imitar a beleza

Das nuvens com suas cores,


Se desmanchando em louvores

De um manto adamascado,

O artista, com cuidado,

Da arte, aplica os primores.

* * *

Cego Aderaldo




Todo passarinho canta

quando vem rompendo a aurora

só a pobre mãe-da-lua

quando canta, logo chora…

assim eu faço também,

quando meu bem vai embora.

* * *




Minervina Ferreira

Se quer partir vá , sujeito

Eu fico no nosso abrigo

Só uma coisa eu lhe digo

Se voltar eu não aceito

Cada um tem o direito

De buscar sua melhora

Mas se surgir a piora

Procure um outro lugar

Não pense que eu vou chorar

Porque você foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário