segunda-feira, 25 de maio de 2015

A POESIA DE MANUEL BANDEIRA...

MANUEL-BANDEIRA.JPG
          O poeta pernambucano Manuel Bandeira nasceu no Recife, em 1886, e morreu no Rio de Janeiro, em 1968.
Bandeira fez parte da geração de 1922, que deflagrou a Semana de Arte Moderna. Seu poema, Os Sapos, constituiu uma das referências da reunião.
Entre 1913 e 1914, esteve na Suíça para tratar de tuberculose, onde conheceu o poeta francês, Paul Éluard. Professor do Colégio Pedro II, no Rio, elegeu-se para a Academia Brasileira de Letras, em 1943.
É reconhecido como uma das primeiras expressões da moderna poesia nacional. Sem perder profundo senso de lirismo que permeia sua obra. É como se buscasse afogar certa angústia vital na liberdade de descrever o cotidiano da vida.
Provincial, na Evocação do Recife, lidou com o feminino e o erótico em Libertinagem. Alcança a maturidade emEstrela da Vida Inteira, na qual o local e o universal fundem-se em síntese poética atemporal.
Fechemos a semana com Pasárgada:
“Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada”.




O Bicho

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário