domingo, 25 de março de 2012


SOBRE TRAUMAS...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

RESORT DOS CORAIS...TAMANDARÉ...PE.


Era médico do CRUTAC, em Santo António do Salto da Onça,recén chegado,e havia terminado a residência de cirurgia geral...estava solteiro, a família ainda em Natal...sou um homem notívago...acho que o dia foi feito para se dormir...infelizmente não posso fazer o que faz Caetano Veloso e Jô SOARES:PASSAM O DIA DORMINDO...João Gilberto também almoça as 23h...


Estava numa mesa de bar,sozinho, no conjunto Sucupira, quando o dono do bar, sentou-se para conversar...me falar das coisas da vida...da infância e as suas repercussões na vida adulta...

ME contou, que aos oito anos, viu seu pai,com uma faca de doze polegadas, matar a sua mãe...com a prisão do seu genitor, ficou a deriva e a mercê de uma senhora caridosa da cidade,que lhe dava o almoço, e lhe protegia...
A senhora, mandava que ele deixasse na prisão da cidade, o almoço do pai, o apenado...


CERTO DIA, numa destas visitas,presenciou o seu pai discutindo com outro presidiário, que em resumo, praticou no seu pai, o que ele havia feito com sua mãe...
O menino, agora com doze anos,fica sozinho...sem mãe, sem pai, a mercê do mundo e das almas boas...

Fiquei horrorizado com esta história, e admirado como o individuo contava o seu passado ,sem esboçar grandes dores,ou choramingas...

Para finalizar, ele me falou:TIVE ESTES DOIS TRAUMAS NA INFÂNCIA...SABE O QUE ISTO INFLUIU NO MEU DESTINO, NO MEU COMPORTAMENTO? E ELE MESMO RESPONDEU:EM NADA...NUNCA PRECISEI TOMAR NEM UM TRANQUILIZANTE...VIVO DO MEU TRABALHO...SOU UM HOMEM TRANQUILO...


PAGUEI A CONTA , LIGUEI O CARRO, OLHEI PRO CÉU DE NOVA CRUZ, ONDE DORMIAM MEU PAI E MINHA MÃE, E DISSE A MIM MESMO:É COMO DIZIA SHAKESPEARE...


ENTRE O CÉU E A TERRA HÁ MAIS MISTÉRIOS, DO QUE SUPÕE A NOSSA VÃ FILOSOFIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário