quarta-feira, 7 de março de 2012

A BELEZA DAS PEQUENAS COISAS...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


ANDO tão sentimental, que qualquer aperto de mão soa como uma despedida...

ANDO TÃO SENSIVEL, que qualquer beijo de novela me comove...

OS MEUS OLHOS já vêem com profundidade...vejo corações, almas,e pensamentos...
Um homem depois da sua primeira aposentadoria fica macio...não tem mais tanta pressa...contempla...compreende...ama...perdoa...

A SENSIBILIDADE E A POESIA, aumentam com a idade,com a vida, com o tempo...é o aperfeiçoamento do terceiro olho...o olho de ver carinhos...o olho de pressentir saudades...o olho que se fixa no interior... se fixa na alma, no desejo,no perdão...


OS RIOS E OS ANIMAIS, sobretudo os poetas,quando nascem já se destinam á caminhar, a buscar a vida, a sonhar com um mar, para depositar na sua imensidão, seu alumbramento...

EU já me encontro assim, solúvel, macio, tenro,fácil...tenho um prazer incontido de ter possuído o mundo...ter compreendido tudo...e a certeza de não querer mudar...

HOJE, atendí um telefonema, de uma paciente,que me adora,e me pergunta onde eu me encontro...perguntei por que? está precisando de mim ? ela responde:não...é por que eu quero lhe dar as suas festas...fiquei sem entender...festas no mês de março ?
pouco depois ela chega no ambulatório e entra com um pacote contendo cinco toalhas de banho, alinhadíssimas, coisa de primeira...entrou na aula e disse:só agora pude deixar o seu Natal...eu perguntei:está precisando de mim ? ela torna a responder:não...vim só lhe dar esta lembrança...
lhe agradecí e me revelei emocionado...
POR QUE uma pessoa SIMPLES, DO POVO, toma um ónibus,para, levada pelo coração, ir dar as festas de um médico...?ratifiquei, você me emociona...de mim só levou um agradecimento e um abraço...e todo contentamento que eu passo com a compreensão dos gestos...


QUANDO a senhora saiu, eu disse aos doutorandos:um gesto deste me comove,me corta a alma como uma lãmina,me sangra...foi quando o nosso atendente de consultório ,há anos,o enfermeiro GILBERTO, me falou:DOUTOR BERNARDO,O PROBLEMA É QUE O SENHOR, os seus gestos e A SUA VIDA NOS EMOCIONA, a todo instante...


FINGÍ NÃO ENTENDER...mas viajei para dentro de mim e acariciei minha auto-estima...e agradecí a Deus por não ter nascido diferente, e não dissociar na minha solidão ,o gesto compatível com a intenção...plantei jardins, flores, gestos,humanismo e colhí felicidade...
Hoje eu já compreendo o que é :meu coração vagabundo, quer guardar o mundo, em mim...

EU FUMEI CACHIMBO, MAS NÃO ENTORTEI A BOCA...

ENVELHECÍ,MAS CONTINUO EM EXPOSIÇÃO...

NUNCA ME ESQUECÍ DO CHEIRO DO MEU BERÇO E DAS MINHAS FRALDAS...

NÃO CONSEGUI MATAR O MENINO DE DENTRO DE MIM...

O MEU REFERENCIAL É DEUS...


CONSEGUÍ ME APOSSAR DO MUNDO, DEPOIS DE CONHECÊ-LO, POSTO QUE :O CONHECIMENTO É A POSSE DO SER, DIANTE DO OBJETO...





Coração Vagabundo
Caetano Veloso

Meu coração não se cansa
De ter esperança
De um dia ser tudo o que quer

Meu coração de criança
Não é só a lembrança
De um vulto feliz de mulher
Que passou por meus sonhos

Sem dizer adeus
E fez dos olhos meus
Um chorar mais sem fim

Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo
Em mim

Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo
Em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário