segunda-feira, 19 de março de 2012

MORRE JORGE GOULART, O MARIDO DE NORA NEY...O AUTOR DA CABELEIRA DO ZEZÉ.





Este é o nome de batismo do grande cantor Jorge Goulart, que acaba de se mudar para o andar superior. Era filho do jornalista Iberê Bastos e da cantora Arlete Neves Bastos.

Jorge Goulart nasceu em Vila Isabel no dia 16 de janeiro de 1926, fez o curso ginasial no Colégio Pedro II, onde iniciou sua militância política e decidiu que seria cantor.

Por ser dono de possante e bonita voz, ganhou vários apelidos, dentre eles, garganta de aço. De seu repertório, constam as mais belas páginas do nosso cancioneiro popular. Era um sambista de primeira classe.

O seu trajeto rumo ao sucesso foi rápido. Em 1950, obteve o segundo lugar no concurso oficial de música carnavalesca com a marcha Balzaqueana, composta por Wilson Batista e Nássara.

Participou como cantor e ator de inúmeros filmes musicais, realizando, assim, um de seus grandes sonhos. Colaborou, durante seis anos, com a Escola Império Serrano, puxando os seus sambas.

Conheceu a jovem cantora Nora Ney nos bastidores do rádio. Ambos, ainda jovens, haviam terminado os seus primeiros casamentos e resolveram morar juntos, união que durou até a morte dela em 2003.

Em 1958, a convite de Juscelino Kubitschek, integrou uma caravana artística, cujo objetivo era facilitar a aproximação do Brasil com a União Soviética e a China Popular.

Foi duramente perseguido pelo regime militar instalado em 1964, por ter atuado como dirigente do sindicato dos radialistas. Impedido de atuar no Brasil passou a cantar no exterior, onde tinha público garantido.

Dentre os seus maiores sucessos, destacam-se A Voz do Morro, Cais do Porto, Dominó, Laura, Divina Dama, Cabeleira do Zezé, entre outros.

Em 1958, ou 1959, não estou bem certo, ele cantou no show da barraca da Festa de Santa Águeda, aqui em Pesqueira. Eu assisti e me lembro que Dominó foi uma das músicas interpretadas.

No ano de 1983, perdeu a voz devido a uma operação na laringe. Em seguida, foi com o seu grande amor Nora Ney, morar no retiro dos artistas. O falecimento da mulher em 28 de outubro de 2003 interrompeu uma união de mais de 40 anos, mas o seu coração resistiu.

Neste dia 17 de março, o grande Jorge Goulart foi juntar-se a Nelson Gonçalves, Nora Ney, Orlando Silva, Jamelão, Gilberto Alves e Blecaute. O assunto do dia, certamente, foi a situação da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Divina Dama – De Cartola – Canta Jorge Goulart

Luzes da Ribalta – De Chaplin-João de Barro e A. Almeida – Canta Jorge Goulart




Divina Dama
Chico Buarque

Tudo acabado e o baile encerrado
Atordoado fiquei
Eu dancei com você, divina dama
Com o coração queimando em chama.

[Repete]

Fiquei louco, pasmado por completo
Quando me ví tão perto de quem tenho amizade
Na febre da dança sentí tamanha emoção
Devorar-me o coração.

Divina dama...

Tudo acabado e o baile encerrado
Atordoado fiquei
Eu dancei com você, divina dama
Com o coração queimando em chama.

Quando eu vi que a festa estava encerrada,
que não restava mais nada de felicidade.
Joguei-me nas cordas da lira de um trovador
Condenando o teu amor

Tudo acabado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário