quinta-feira, 15 de março de 2012

NO TEMPO QUE HAVIA ESQUERDA E DIREITA...



POR LUIZ BERTO.


Há 43 anos o marechal Arthur da Costa e Silva, que presidiu o Brasil de 1967 a 1969, recebia no Palácio da Alvorada o milionário Nelson Rockefeller, governador de Nova Iorque. O visitante americano, falecido em 1979, mereceu também recepção de gala do Itamaraty, oferecido pelo então ministro das Relações Exteriores no Itamaraty Magalhães Pinto, ex-governador de Minas.

Várias cidades amanheceram com pichações protestando contra a chegada do banqueiro. (Fotógrafo OrlandoBrito)

* * *

Bons tempos aqueles, em que um banqueiro imperialista ianque, ao lado de um ditador militar sulamericano, podiam, sem qualquer sombra de dúvidas, ser rotulados como sendo “da direita“. E os pichadores do “Yankee go home“, sem dúvida alguma, eram “da esquerda“.

Hoje em dia, depois que as zisquerdas brasileiras chegaram ao poder, Banânia tá igualzinha ao cenário do livro de George Orwell, A Revolução dos Bichos: os porcos e os humanos têm a mesma cara. Esquerdistas e direitistas estão no mesmo balaio. Comunistas e pefelistas comem em cocho comum. Lula e Sarney são tolôtes de um único pinico. É tão surpreendente e surrealista a realidade que se instalou nestepaiz na última década, que um colunista fubânico simplesmente decretou que nem mesmo existem mais esquerda ou direita. Imaginem…

Os que naquele tempo iam pras ruas pichar “Yankee go home” pra hostilizar um galegão americano imperialista, hoje em dia fazem fila pacificamente pra comer um McLanche Feliz, numa das pausas dos seus burocráticos (e impunes…) protestos e marchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário