quarta-feira, 14 de março de 2012

APRENDENDO PROCTOLOGIA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




O MESTRE E OS DISCÍPULOS...OS DOUTORANDOS:
Júlio Cesar,Patrik Cavalcanti,o Professor Bernardo, Thiago Capuxú,Daniel Farias, Anderson Felipe.

NASCÍ PARA ENSINAR...sei transmitir...pontifico numa sala de aula...

AOS vinte anos, o menino até então rico, teve que enfrentar a sala de aula, para concluir medicina, quando cheguei a dar, até doze aulas por dia...PONTIFIQUEI NOS CURSINHOS:ERA O PROFESSOR DE BIOLOGIA...ensinava nos principais pre-vestibulares de Natal:MARISTA, CIC,HIPÓCRATES, mas comecei ensinando o supletivo, no CURSO DELTA...

DEPOIS DE FORMADO,continuei ensinando na universidade, no curso médico, apesar de nunca poder ter sido professor de direito, pois tinha dois contrato de médico, onde o salario é quase tres vezes , o de professor...MAS, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...

SE fosse começar hoje,seria como professor,mesmo ganhando um terço do salário...A UNIVERSIDADE É DOS PROFESSORES DE FATO... médico dentro de Universidade, é comunista em época da revolução...mesmo que este médico seja um grande professor...

Certa vez, ao chegar na sala do chefe, escutei o seguinte desabafo, de um médico: EU QUERO QUE O SENHOR ME DISPENSE DE DAR ESTA AULA...SEI QUE DOU UMA AULA MUITO RUIM, E OS ALUNOS TAMBÉM A ACHAM MUITO RUIM...O ASSUNTO TAMBÉM É MUITO RUIM...O CHEFE,coçava a cabeça e argumentava:ninguém pode tirar esta aula do curso médico...está no currículo...me apresente uma solução ? o Médico respondeu:SÓ EXISTE UMA FORMA DESTA AULA SE TORNAR ATRATIVA E BOA,PEDIR A DR. BERNARDO PARA PROFERI-LA...É QUEM PODE CLAREAR UM ASSUNTO CHATO...TORNA-LO AGRADÁVEL...e o chefe me cantou: vai ou fica? o chefe era DR. ONOFRE LOPES JUNIOR...


Resultado, fiquei com o assunto e a aula...fiz de um tema complicado, uma aula objetiva e atraente...foi sempre assim...os assuntos difíceis e chatos, eu com o meu esforço e a minha didática, tornava-os atraentes e digeríveis pelos estudantes...

OS TEMAS que eu ensino melhor, são aqueles que eu tive mais dificuldades de aprender...quer ver uma aula boa, deixe eu falar de um assunto que eu achava difícil....

FAZ trinta e seis anos que eu enfrento sala de aula...nunca entrei numa sala de aula sem me estressar muito, e me preparar antes...nunca fiz da sala de aula uma coisa rotineira...quanto maior o estresse para a aula, melhor vai ser o show...

TOM JOBIM DIZIA:DUAS HORAS ANTES DE UM SHOW ,minha adrenalina sobe muito,me estresso com se fosse o primeiro,apesar de ser mais um...

CHICO BUARQUE também diz, que as horas que antecedem um SHOW são de extremo estresse...daí a bebida antes do SHOW... OS DOIS AGRADECEM O ESTRESSE, poi é a certeza de um grande SHOW...


SEI QUE EXISTEM PROFESSORES , de certas universidades, que chegam atrasados do trabalho, e suas aulas é ler um livro, SENTADO...eu penso diferente...dar uma aula é com partilhar a sua inteligencia com os outros...estimulando-os, falando da ciência e da vida, mostrando experiências...


SOU UM HOMEM DE CORAÇÃO ABERTO, para aprender todo dia...aprendo muito ensinando...quando falo para futuros médicos, além da ciência médica em se, ensino com palavras e com exemplo, que MEDICINA é uma especialidade diferente...

DAS ARTES, É A ARTE DE CURAR, A QUE MAIS SE APROXIMA DE DEUS...MEDICINA NÃO É COMERCIO... E A VIDA,é a coisa mais importante de uma pessoa, jamais pode ser motivo de cobiças,descaso e de insensibilidade...UM MÉDICO, ALÉM DE TUDO, DEVE SER UM HUMANISTA, E SE SEGURAR NA MÃO DE DEUS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário