domingo, 4 de março de 2012

SEU ALFREDO ESTÁ VIVO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

EU, BRENO E ADRIANA...


SOU UM HOMEM SELETIVO...tenho os meus...tenho as minhas preferências...os meus, me adoram, pois os compreendo, e contemplo-os com a minha tolerância...e generosidade...


Tenho o meu barbeiro, tenho o meu pastorador de carro,tenho a minha empregada e o meu empregado...tenho o meu eletricista, tem o meu encanador...

TENHO OS MEUS AMIGOS,mas, SEM EXCESSOS DE AMIZADE...me criei escutando Júlia Bezerra, minha avó paterna dizer:QUEM É MUITO SEU AMIGO, NÃO É AMIGO NEM É NADA...COMO também dizia:MAUS PRINCÍPIOS, DESASTROSOS FINS...


Igulamente á PESSOA, o poeta maior,com uns eu simpatizo pelas suas qualidades de carater,com outros eu simpatizo pela ausência destas mesmas qualidades...com outros eu simpatizo, por simpatizar com eles...sou rei...absoluto na minha simpatia.

Sou um comprador compulsivo...Não compro o que está faltando, compro o que está barato...toda calça ou camisa barata que eu vejo e gosto, eu compro...e desta maneira fiz um POOL de calças..quatorze...
Como sou torado no grosso, preciso que alguém corte as pernas das calças...a calça para eu vestir tem que ser larga, mas eu sou curto, na altura...ratifico,somente na altura...


Quando era diretor de Hospital Walfredo Gurgel, o Dr. Milton , o pediatra,me indicou um costureiro, na rua Alberto Silva...gente que eu adorei e gostei...trabalha bem e não me explora...

Com as quatorze calças dentro de um saco,resolví cortar as pernas das mesmas e procurar seu ALFREDO...bem pertinho do MIDWAY, a coisa mais bem feita em Natal, feita pelo Homem...antes pensei: Seu Alfredo já era velho...procurei-o na última vez em 1990...será que ele ainda vive ? será que está com ALZHEIMER...pois bem...sai do Midway as 21 h, e fui na rua do alfaiate...batí palmas numa casa mal iluminada, triste,sem vivalma...comecei a chamar seu Alfredo...cinco minutos e ninguém...comecei a me arrepiar...eu tenho medo de alma que me pelo...disse a mim mesmo:SEU ALFREDO MORREU...me encontrava triste e morrendo de medo...


Depois de uns sete minutos,a portinhola da porta se abre e uma velha de cabeça bem branca começa a me olhar, ainda cochilando...eu fiquei que não passava um cabelo...eu disse a mim:é a alma dele...afinal as almas são femininas, não existe almo...

QUANDO A VELHA conseguiu acordar, falou: o senhor bateu na porta errada...Seu Alfredo mora na casa que tem uma árvore...eu aliviei, agradecí, mas saí ainda desconfiado...

Vou na casa da árvore...tudo escuro...grito por Seu Alfredo...após dois minutos, a porta se abre e enfim, vejo o meu querido alfaiate, velhinho,engomando no caminhar, mas lúcido...que prazer...


Disse a seu Alfredo: oh. eu pensei que o senhor tinha morrido...uma frase boba, fruto do medo...ele respondeu: eu vou muito bem com os meus oitenta e quatro anos...aceitou a encomenda e fez o serviço bom, e cobrou barato.
Se você quiser fazer uma roupa, compre o tecido e leve para Seu Alfredo...
E, agora,me lembrei de uma trova que mamãe sempre dizia:

Conserta teu pano, que te dura um ano...

conserta outra vez, que te dura um mês...

e vai consertando, que vai te durando.




Samba do perdão

Elis Regina

Mais uma vez, amor
A dor chegou sem me dizer
Agora que existe a paixão
A hora não é de sofrer

Mas quem quer pedir perdão
Não deixa a tristeza saber
E no entanto a tua falta
Invasa meu coração

Mas a vida ensina a crer e a perdoar
Quando o amor valer e o nosso
É tão grande que eu já nem sei
Tenha pena das penas que eu penei

Não desprezes mais
O meu padecer
Afasta a melancolia, a solidão
Já não cabe mais no meu violão

Tanta mágoa assim
Que eu vou morrer
Soluço eterno, pedir no coração
Só quem morre de amor, pede perdão






Texto: Fernando Pessoa

Eu quero quer sempre aquilo com quem eu simpatizo,
e eu torno-me sempre, mais cedo ou mais tarde aquilo com quem eusimpatizo.
E eu simpatizo com tudo.
São-me simpáticos os homens superiores porque são superiores,
e são-me simáticos os homens inferiores porque são superiorestanto,
porque ser inferior é diferente de ser superior,
e isso é uma superioridade a certos momentos de visão.
Eu simpatizo com alguns homens pelas suas qualidades de caráter
com outros eu simpatizo pela falta dessas mesmas qualidades
e com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles
porque eu sou rei, absoluto na minha simpatia
basta que ela exista para que eu tenha razão de ser!

Volta Por Cima
Paulo Vanzolini

Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário